Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FRIO

Baixas temperaturas devem perdurar até segunda-feira em Mato Grosso do Sul

Sábado começou com 6°C, por volta das 6h, mas registrou aumento para 10°C duas horas depois
22/08/2020 09:32 - Gabrielle Tavares


O frio atípico para o mês de agosto deve continuar no fim de semana, já que a partir deste sábado (22) às áreas de instabilidades diminuem, dando lugar a entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar que vai provocar queda acentuada na temperatura em todas as regiões.  

Isso significa que as chuvas vão dar uma trégua e o tempo nublado vai embora, abrindo espaço para o céu ensolarado no Estado. Os termômetros vão começar a registrar aumento das temperaturas a partir de segunda-feira. Campo Grande possui mínima prevista para 17 ºC e máxima de 31ºC a partir de então.

Mas, ainda no fim de semana, a atuação da intensa massa de ar frio pode provocar geada nas primeiras horas do dia, especialmente na parte centro-sul do Estado.  

Neste sábado a Capital começou a manhã, às 6h, com 6 ºC. Já às 8h, registrou 10 ºC. Dourados está com 11 ºC, Corumbá 13 ºC, e Três Lagoas 14 ºC. Ponta Porã possui os menores índices, com 9 ºC. 

De acordo com estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as temperaturas ao longo do dia poderão variar de 2°C a 24°C. A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues descarta a possibilidade de temperaturas negativas.  

“O que podemos ter é a sensação térmica negativa e não necessariamente o registro nas estações meteorológicas do Estado. Conforme os modelos de previsão numérica do CPTEC e INMET essa chance é baixa, porém não descartada. A mínima estimada por ambos os Institutos é de 1°C a 2°C de mínima para Mato Grosso do Sul”, explicou.

Cuidados

Devido às baixas temperaturas a Coordenadoria de Defesa Civil (CEDEC-MS) orienta a população a ter cuidado redobrado com a saúde, para evitar aumento nos casos de doenças respiratórias e de hipotermia.  

Cuidado especialmente com crianças, idosos e pessoas sensíveis à queda de temperatura. 

Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) apontam que durante este ano o Estado teve apenas duas massas de ar frio de forte intensidade nos meses de maio e julho.  A previsão é de que essa massa de ar polar seja a mais forte do ano. 

 
 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!