Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SEMI-LOCKDOWN

Bancas de feira também são consideradas serviços essenciais

Serviços considerados não-essenciais não poderão funcionar no fim de semana
16/07/2020 15:05 - Fábio Oruê


Prefeitura de Campo Grande alterou, nesta quinta-feira (16), decreto que definia as atividades essenciais que poderão funcionar nos fins de semana que está valendo o “semi-lockdown” no município. 

Conforme divulgado pelo Executivo Municipal, agências bancárias, bancas em feiras e ações sociais voltadas para moradores de rua. As atividades consideradas não-essenciais não poderão funcionar de 17h de amanhã (17) até às 5h de segunda-feira (20) — decreto vale para os dois próximos fins de semana. 

Porém, os serviços essenciais devem respeitar o horário do toque de recolher — de 20h até 5h do dia seguinte. Agora, de acordo com o decreto, poderão funcionar:

— Agências Bancárias com funcionamento exclusivo para o pagamento de benefícios em caráter de auxílio emergencial.

— Bancas em feiras e centros comerciais para a venda de produtos que se enquadrem nas atividades de açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros. Porém, não serão permitidos consumos no local.

— Ações assistenciais voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como programas sociais.

— Atividades que o processo produtivo não possa ser interrompido, devido algum dano irreparável das instalações ou equipamentos, como: siderúrgicas e cadeias de produção de alumínios e cerâmicas.

O decreto reitera que serviços de Delivery poderão funcionar normalmente. Além desses citados também podem funcionar: 

— Assistência à saúde, incluindo atividades da atenção primária a saúde e serviços médicos e hospitalares;

— Farmácias e drogarias;

— Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos;

— Serviços de infraestrutura, tais como fornecimento de água, esgoto, limpeza urbana, energia elétrica, distribuição de gás, telefonia e internet;

— Atividades relacionadas à cadeia de resíduos;

— Postos de combustíveis e serviços de apoio em rodovias;

— Atendimento médico veterinário;

— Serviços de entregas (delivery) e de segurança particular;

— Serviços funerários;

— Serviços de hospedagem;

— Serviços de mobilidade urbana;

— Atividades religiosas

— Ações de fiscalização e exercício do poder de polícia em geral.

COLETIVOS

Durante a paralisação aos sábados e domingos, o transporte coletivo só poderá atender usuário que comprove ser trabalhador dos serviços essenciais. Funcionários e colaboradores acima de 60 anos ou comprovadamente do grupo de risco devem ficar afastados do trabalho sem prejuízo da sua remuneração. Nesse período só funcionarão as 11 linhas que atendem as regiões de Campo Grande e os hospitais. 

 
 

Felpuda


Alguns pré-candidatos que estão de olho em uma cadeira de vereador vêm apostando apenas nas redes sociais, esperançosos na conquistados votos suficientes para se elegerem. A maioria pede apoio financeiro para continuar mantendo suas respectivas páginas, frisando que não aceita dinheiro público ou de político, fazendo com que alguns se lembrem daquela famosa marchinha de carnaval: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”. Como diria vovó: “Essa gente perdeu o rumo e o prumo”.