Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CUIDADOS

Barreiras sanitárias já abordaram quase 45 mil pessoas

Ao todo são 17 pontos de fiscalização em fronteiras de Mato Grosso do Sul
08/04/2020 11:07 - Daiany Albuquerque, Ricardo Campos Jr


 

Desde a semana passada até agora quase 45 mil pessoas foram abordadas nas barreiras sanitárias montadas pelo Governo do Estado em 17 pontos espalhados por Mato Grosso do Sul. A medida é uma forma de diminuir a proliferação da Covid-19, o novo coronavírus, que já matou duas pessoas no Estado.

O secretário de Governo, Eduardo Riedel, apresentou os números das barreiras durante coletiva realizada pelas redes sociais da administração Estadual, nesta quarta-feira (8). Ao todo, 44.597 pessoas foram abordadas até agora.

A maioria aconteceu na barreira montada em Bataguassu, ontem 9.261 pessoas tiveram a temperatura aferida e conversaram com a equipe especializada para identificar casos suspeitos da doença. Em segundo está Três Lagoas, com 7.553 pessoas.

“Essa tem sido uma ferramenta importante para segurar a entrada de possíveis infectados em nosso Estado”, declarou Riedel. Até hoje, 37 pessoas com sintomas da doença foram abordadas nas barreiras. Os casos suspeitos são orientados a procurar um médico e manterem o isolamento. Desse número 17 integravam o grupo de 769 repatriados que chegaram vindos da Bolívia. Porém, todos passaram por atendimento com infectologistas e os casos foram descartados. 

Segundo Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) até o momento não há casos positivos de brasileiros que entraram no país por Corumbá. O presidente da CCS/MS, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, afirmou que tanto os policiais militares quanto os bombeiros seguiram os protocolos de segurança já estabelecidos e utilizaram os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs).

"Os motoristas e acompanhantes foram submetidos a um questionário de verificação e caso a resposta seja positiva, medidas de verificação como aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça, vômitos, serão realizadas. Os sintomáticos, que apresentem doenças respiratórias, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procurar uma unidade hospitalar municipal. E os assintomáticos, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, devem se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por sete dias", informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A primeira barreira a ser montada no Aeroporto Internacional de Campo Grande, por recomendação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a medida foi estendida para as fronteiras com outros estados, principalmente São Paulo, epicentro da doença no Brasil.

Felpuda


Alguns pré-candidatos que estão de olho em uma cadeira de vereador vêm apostando apenas nas redes sociais, esperançosos na conquistados votos suficientes para se elegerem. A maioria pede apoio financeiro para continuar mantendo suas respectivas páginas, frisando que não aceita dinheiro público ou de político, fazendo com que alguns se lembrem daquela famosa marchinha de carnaval: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”. Como diria vovó: “Essa gente perdeu o rumo e o prumo”.