Os arredores de Florença, na Itália, com suas esplêndidas colinas e belas paisagens, foram escolhidos como pano de fundo pela Volkswagen para testar as qualidades do novo Touareg em vários cenários e contextos diferentes. E, depois de analisar as inovações técnicas do Volkswagen Touareg, é hora de avaliar seu desempenho na estrada. Primeiramente deve ser mencionado que o novo chassi é mais eficiente do que o antigo. Graças ao excelente trabalho realizado com a suspensão, o Touareg consegue lidar com mudanças de direção sem a menor hesitação e filtra de maneira eficiente as irregularidades do asfalto. O projeto de suspensão é tão bom que é fácil esquecer que se está a bordo de um SUV. Essa sensação de “resposta rápida” ao dirigir também se dá graças à distância menor do solo – que pode variar, caso opte-se pela utilização no modo “off-road”. O protagonista do nosso teste foi um 3.0 TDI com 240 cv de potência em combinação perfeita com uma transmissão automática sequencial de seis marchas. Seu desempenho em relação a arrancadas, além de silencioso, é muito bom, mesmo com o carro cheio ou em uma ladeira. O que torna um prazer dirigi-lo em ambientes urbanos e em situações offroad.