Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CANSADOS DO ISOLAMENTO SOCIAL

Turismo de Bonito comemora aniversário da cidade com reservas de hotéis lotadas

Movimento do mês de setembro deste ano foi 19% maior que no mesmo período de 2019
02/10/2020 13:36 - Gabrielle Tavares


Nesta sexta-feira, 2 de outubro, o município de Bonito completa 72 anos de emancipação. Com suas águas cristalinas e natureza exuberante, a cidade é destino turístico de pessoas do mundo todo.

No mês de seu aniversário, turismo surpreendeu e, apesar da pandemia da Covid-19, a rede hoteleira da cidade já possui reservas lotadas até dia 20 de outubro.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, o movimento no mês de setembro deste ano foi 19% maior que no mesmo período de 2019.  

“Se não tiver reserva, é arriscado vir para Bonito. Como estamos tendo baixa tarifa para moradores de Mato Grosso do Sul, eles estão vindo massivamente para cá nos fins de semana, e até nos dias de semana ate mesmo, por causa do calor muito grande”, apontou.

No feriado de 7 de setembro, o número de visitantes foi tamanho, que houve até fila de carros na entrada da cidade. Cenário que deve se repetir no próximo feriado prolongado, nos dias 11 e 12 de outubro.

De acordo Mariano, a previsão é de receber a mesma quantidade de turistas que a cidade recebe nas festas de Reveillon.

De acordo com levantamento feito pela Sectur, 49% dos visitantes no feriado da Independência eram do Estado. O principal motivo para ir até a cidade, apontado pelos turistas, foi de que estavam cansados do isolamento social e por terem a possibilidade de irem de carro.

 
 

Falta de água

O alto número de turistas e a estiagem do período de seca têm feito com que moradores da cidade enfrentem problemas com o abastecimento de água.  

A Sanesul, empresa responsável pela distribuição, já recebeu um ofício da prefeitura de Bonito para que a falta de água seja resolvida.

“A Sanesul não está dando conta de atender a demanda. Isso é um problema frequente, no carnaval, “saco cheio”, Reveillon sempre acontece também, mas esse ano está insuportável. No feriado de 7 de setembro enfrentamos problemas seríssimos”, complementou o secretário.

Bonito já teve até mar

A cidade foi fundada em 1927 e foi anexada como Distrito de Paz de Miranda em 1943, com a criação do território Federal de Ponta Porã. Já em 2 de outubro de 1948, foi promovida a categoria de Município.  

Bonito fica em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre essas rochas, há espaços, chamados de grutas ou cavernas.  

A estimativa é que no Planalto da Bodoquena exista mais de 100 cavernas. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá e existiu na época da formação de calcário, há milhões de anos.  

Terremotos e movimentações de placas tectônicas provocaram um choque de dois antigos continentes ocasionou no fim do mar sul-mato-grossense.

 As mesmas movimentações tectônicas que secaram o mar também criaram a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena. 

 
 

Felpuda


Mesmo sem ter, até onde se sabe, combinado com o eleitor, candidato a prefeito começou a apresentar nomes do seu ainda hipotético secretariado, pois parece estar convicto de que conseguirá vencer a disputa.

Os adversários dizem por aí que ele está muito distante de “ser um Jair Bolsonaro”, que, ainda na campanha eleitoral para presidente da República, já falava em Paulo Guedes para ser seu ministro de Economia. Como sonhar é permitido