Clique aqui e veja as últimas notícias!

CANSADOS DO ISOLAMENTO SOCIAL

Turismo de Bonito comemora aniversário da cidade com reservas de hotéis lotadas

Movimento do mês de setembro deste ano foi 19% maior que no mesmo período de 2019
02/10/2020 13:36 - Gabrielle Tavares


Nesta sexta-feira, 2 de outubro, o município de Bonito completa 72 anos de emancipação. Com suas águas cristalinas e natureza exuberante, a cidade é destino turístico de pessoas do mundo todo.

No mês de seu aniversário, turismo surpreendeu e, apesar da pandemia da Covid-19, a rede hoteleira da cidade já possui reservas lotadas até dia 20 de outubro.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, o movimento no mês de setembro deste ano foi 19% maior que no mesmo período de 2019.  

“Se não tiver reserva, é arriscado vir para Bonito. Como estamos tendo baixa tarifa para moradores de Mato Grosso do Sul, eles estão vindo massivamente para cá nos fins de semana, e até nos dias de semana ate mesmo, por causa do calor muito grande”, apontou.

No feriado de 7 de setembro, o número de visitantes foi tamanho, que houve até fila de carros na entrada da cidade. Cenário que deve se repetir no próximo feriado prolongado, nos dias 11 e 12 de outubro.

De acordo Mariano, a previsão é de receber a mesma quantidade de turistas que a cidade recebe nas festas de Reveillon.

De acordo com levantamento feito pela Sectur, 49% dos visitantes no feriado da Independência eram do Estado. O principal motivo para ir até a cidade, apontado pelos turistas, foi de que estavam cansados do isolamento social e por terem a possibilidade de irem de carro.

 
 

Falta de água

O alto número de turistas e a estiagem do período de seca têm feito com que moradores da cidade enfrentem problemas com o abastecimento de água.  

A Sanesul, empresa responsável pela distribuição, já recebeu um ofício da prefeitura de Bonito para que a falta de água seja resolvida.

“A Sanesul não está dando conta de atender a demanda. Isso é um problema frequente, no carnaval, “saco cheio”, Reveillon sempre acontece também, mas esse ano está insuportável. No feriado de 7 de setembro enfrentamos problemas seríssimos”, complementou o secretário.

Bonito já teve até mar

A cidade foi fundada em 1927 e foi anexada como Distrito de Paz de Miranda em 1943, com a criação do território Federal de Ponta Porã. Já em 2 de outubro de 1948, foi promovida a categoria de Município.  

Bonito fica em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre essas rochas, há espaços, chamados de grutas ou cavernas.  

A estimativa é que no Planalto da Bodoquena exista mais de 100 cavernas. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá e existiu na época da formação de calcário, há milhões de anos.  

Terremotos e movimentações de placas tectônicas provocaram um choque de dois antigos continentes ocasionou no fim do mar sul-mato-grossense.

 As mesmas movimentações tectônicas que secaram o mar também criaram a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena.