Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CUIDADO TRIPLICADO

Brasil enfrentará outras duas epidemias durante pico do novo coronavírus

Secretário de vigilância e saúde diz que país vai passar por pico de influenza, coronavírus e dengue ao mesmo tempo
27/03/2020 10:16 - Agência Brasil, Camila Andrade Zanin


A equipe do Ministério da Saúde faz avaliações sobre o avanço da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. O secretário nacional de vigilância e saúde, Wanderson de Oliveira, fez um alerta para um problema adicional que pode agravar a situação. O próximo período de crescimento de curva do Covid-19 vai coincidir com os picos de casos de dengue e da influenza.  

Ele lembrou que pela sazonalidade o Brasil também enfrenta no momento a dengue e a influenza, nome científico dado para a gripe. “É um desafio fazer campanha de vacinação em momento que temos quarentena e isolamento em algumas cidades”, disse. O secretário sugeriu que a população em isolamento social aproveite para limpar seus quintais com o objetivo de prevenir a dengue.

Nesta semana, o governo iniciou a campanha de vacinação contra a gripe. A prioridade inicial é imunizar idosos e trabalhadores da área da saúde. Por conta do avanço do novo coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação que estava programada para 13 abril. Será, como definiu o secretário Wanderson de Oliveira, uma “tempestade perfeita” que demandará uma atuação voltada às três doenças.  

Wanderson de Oliveira afirmou ainda que o Brasil tem os recursos necessários para a compra de testes do novo coronavírus, mas faltam insumos por parte da indústria. “O que falta é fornecedor”, disse. Ele lembrou ainda que os exames só são recomendados para casos de pessoas com febre e sintomas respiratórios.

AVALIAÇÃO DO CENÁRIO

A avaliação da equipe do Ministério da Saúde é que o avanço do número de casos de coronavírus tem sido abaixo da expectativa, com evolução de 33% a cada dia. Desde o 100º caso, a média foi de 31% por dia. Nesta semana, houve dias em que os números subiram abaixo dos 20%. Com o aumento dos exames anunciado ontem, a perspectiva é que o número seja elevado. 

A perspectiva para próximo mês é que a epidemia aumente no Brasil, uma vez que o país está no início da curva de crescimento pela qual outras nações já estão passando, como Estados Unidos, Itália e Espanha. A equipe disse que não anunciará projeções de casos, mas adiantou que deverá haver mais mortes e mais casos.

 
 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!