Suspeito de ser integrante do Comando Vermelho, uma das facções criminosas do Brasil teve sua prisao decretada após julgamento em Cochabamba, na Bolívia, onde vivia refugiado. O juiz criminal Fernando Orellana ordenou a detenção do acusado que segue para o presídio El Abra, na cidade de Cochabamba. O brasileiro identificado como Marcos André Oliveira Magalhães também conhecido como o "Bug", estava preso naquela cidade acusado de crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, bem como formação de quadrilha.
"A forma como age, matando friamente com resquícios de crueldade, é uma falta de respeito para a raça humana” disse o promotor durante a audiência que durou cinco horas na última quinta-feira.
O brasileiro admitiu que gosta de armas e coletes que foram apreendidos durante operação em sua casa na Avenida Ana Barba, um bairro de Cochabamba. Ele negou participação nos crimes e acusou a polícia. "Eu estou sendo visto como um monstro (assassino), mas eu não sou um monstro, eu tenho família, tenho meu filho. Apenas coleciono armas, coletes, por isso pedimos-lhe para descobrir a verdade ", disse o brasileiro chorando, após a decisão judicial.
Na audiência que teve lugar provisório no tribunal, os promotores também acusaram a mulher de “ Bug” no Brasil como cúmplice. O terceiro juiz de Investigação Criminal optou por medidas mais brandas com a mulher, considerando que está em gestação. "Não tenho envolvimento em tudo, não posso dizer não ou sim porque estamos sempre juntos, mas às vezes o homem vai e volta, nao sei o que faz", disse ela .
Jimy Montaño, advogado de Marcos Andre Oliveira Magalhães disse que vai recorrer da decisao,
Mais de 20 policiais das tropas da Força Especial de Combate ao Crime (FELCC) e de Operações Táticas (utópica) partiiciparam da audiência para proteger e dar segurança as pessoas que se encontravam no recinto e temiam por ações de revanche. A prisão é provisória e cabe recursos.
Os crimes
O promotor Jorge Tamayo apresentou provas suficientes para o juiz a ordenar a prisao do acusado, que declarou autor confesso do assassinato de um casal, fato que aconteceu em 25 de janeiro deste ano na Avenida. Virgin Cotoca. Eles eram os pais da ex-mulher do tenente Julio René Navia, que está preso em Chonchocoro pelo crime de agiotagem.
Marco André Magalhães também é acusado de ter atirado em Daniel Petruzello em fevereiro deste ano e está envolvido no ataque a Maria Dely Atiare, District Attorney de Pando, além de tiros disparados contra Agostinho Hiroshy Nakashima em 2008.
O juiz Fernando Orellana N. determinou a liberação da esposa de Martin porque está grávida. E sua partipação nos crimes não foi comprovada.