O dia de assoprar as velinhas é o dia mais importante de uma pessoa que vai completar mais um ano de vida. Geralmente é comemorado com a família e os amigos a cada ano que passa, mas há quem escolhe fazer de um dia tão importante, um gesto de carinho e amor ao próximo. E foi isso que aconteceu com a nutricionista Bruna Martins, de 26 anos, que vai fazer aniversário no dia 23 de outubro. Pela primeira vez, a programação da sua festa vai ser de um jeito diferente do tradicional.
Com ajuda da família e amigos, esse ano ela preparou uma festa beneficente e todo recurso adquirido na festa será em prol de uma instituição que atende crianças e adolescentes com deficiência neurológica em Campo Grande, a instituição Cotolengo Sul-Mato-Grossense.

Fundada em 20 de Julho de 1996 em Campo Grande, o Cotolengo atende crianças com paralisia cerebral grave e sequelas neurológicas, vindas de famílias carentes. Atualmente, pouco mais de 150 crianças, jovens e adultos recebem atendimentos específicos de aproximadamente 35 voluntários, entre esses com especialidades em fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistente social entre outros voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida as crianças.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontam que até o mês de setembro, a secretária já atendeu cerca de 4.390 pessoas com deficiência neurológica em Campo Grande. Segundo a Sesau, os números são baseados nos atendimentos feitos pela rede, ou seja, em algum momento as pessoas foram atendidas em uma das unidades de saúde da Capital, mas não necessariamente são estão fazendo tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A nutricionista que entrou de cara nesse projeto, disse em entrevista ao Correio do Estado que desde o ano passado tinha a ideia e só faltava colocar em ação. “Sempre que posso ajudo as pessoas que precisam, mas é a primeira vez que faço um aniversário desse tipo. Eu acredito que acima de tudo meu propósito é de ajudar as pessoas independente de quem sejam. Eu amo fazer aniversários, amo comemorar e estar reunida com amigos e familiares. Então surgiu no meu coração de juntar as duas coisas e poder ajudar pessoas que tanto precisam, que muitas vezes precisam muito mais que nós”, disse.
Sobre a relação com a instituição que por enquanto é a única que Bruna ajuda, ela conta que quando conheceu pessoalmente se encantou com o trabalho feito com as crianças. “Eu conheci o Cotolengo pelos vários eventos que eles realizam para arrecadação de recursos, cada evento é voltado para uma necessidade que enfrentam”, contou a voluntária.

Mesmo com a vontade de ajudar quem precisa, a nutricionista disse para montar o evento que será um almoço no sábado dia 19 de outubro foi um grande desafio por conta dos detalhes, mas está confiante do resultado. “Tive a parceria também de meus amigos Gabriel Mendes e Felipe Ormond que fizeram um vídeo lindo para divulgação, além de amigos que ajudaram em doações de alimentos e em dinheiro e outros patrocinadores. A cantora Jacqueline Costa vai animar a festa”, explicou.
Segundo o coordenador de comunicação do Cotolengo, Willian Oliveira Silva, os recursos provenientes do aniversário vão ajudar na compra de produtos de limpeza e higiene, alimentação específica para as crianças e em novo projeto de habitação - Casa Lar- para crianças com deficiência sem tutela. “Graças a Deus existem pessoas que ajudam, um evento como esse que a Bruna está fazendo é muito raro, é o segundo no ano, a gente fica muito feliz e contente que isso só tem a somar e melhorar a qualidade de atendimentos às nossas crianças e adolescentes”, contou o coordenador.

Para a voluntária a maior recompensa é o sentimento de gratidão em poder ajudar a pessoas que precisam, crianças, jovens e adultos e suas famílias que muitas vezes tem menos condições. “Me sinto honrada e muito feliz em poder realizar esse aniversário com esse propósito e espero que possa influenciar sim as outras pessoas, a se importarem mais com o próximo. Muitas vezes somos tomados por egoísmo e só pensamos em nossas próprias realizações e necessidades e esquecemos que há um mundo que precisa do nossa ajuda e do nosso amor. Essa idéia não surgiu para me aparecer ou mostrar que sou melhor do que ninguém, mas para influenciar as pessoas a terem mais empatia e abrir os olhos para a necessidade do outro”, frisou Bruna.
E ela não pensa em parar por aqui e vai trabalhar em outros projetos para ajudar cada vez mais quem precisa. E para ela, esse não será apenas mais um aniversário normal e sim a oportunidade de ajudar muitas crianças que precisam, não só financeiramente, mas principalmente em algo que todo mundo poderia contribuir: o amor e respeito com a pessoa ao lado.
EVENTO
A festa será realizada no dia 19 de outubro às 12h30 no Residencial Salvador Dalí, localizado na Rua 15 de novembro 2782. Os interessados podem contribuir na compra do convite no valor de R$ 30. Os convites estão à venda na Princess CG, Loja Chic CG e na Pizarria Receita 00.
A INSTITUIÇÃO
Quem tiver interesse em fazer uma visita ou até mesmo ser voluntário poderá ir até a instituição Cotolengo localizada na rua Jamil Basmage, 996, bairro Mata do Jacinto.