Cidades

SOLIDARIEDADE

Bruna vai comemorar o aniversário de um jeito diferente: ajudando quem precisa

Todo recurso gerado pelo evento será destinado a instituição Cotolengo-MS

Continue lendo...

O dia de assoprar as velinhas é o dia mais importante de uma pessoa que vai completar mais um ano de vida. Geralmente é comemorado com a família e os amigos a cada ano que passa, mas há quem escolhe fazer de um dia tão importante, um gesto de carinho e amor ao próximo. E foi isso que aconteceu com a nutricionista Bruna Martins, de 26 anos, que vai fazer aniversário no dia 23 de outubro. Pela primeira vez, a programação da sua festa vai ser de um jeito diferente do tradicional. 

Com ajuda da família e amigos, esse ano ela  preparou uma festa beneficente e todo recurso adquirido na festa será em prol de uma instituição que atende crianças e adolescentes com deficiência neurológica em Campo Grande, a instituição Cotolengo Sul-Mato-Grossense. 

Instituição Cotolengo tem sede em Campo Grande- Mato Grosso do Sul

 

Fundada em 20 de Julho de 1996 em Campo Grande, o Cotolengo atende crianças com paralisia cerebral grave e sequelas neurológicas, vindas de famílias carentes. Atualmente, pouco mais de 150 crianças,  jovens e adultos recebem atendimentos específicos de aproximadamente 35 voluntários, entre esses com especialidades em fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistente social entre outros voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida as crianças. 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontam que até o mês de setembro,  a secretária já atendeu cerca de 4.390 pessoas com deficiência neurológica em Campo Grande. Segundo a Sesau, os números são baseados nos atendimentos feitos pela rede, ou seja, em algum momento as pessoas foram atendidas em uma das unidades de saúde da Capital, mas não necessariamente são estão fazendo tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A nutricionista que entrou de cara nesse projeto, disse em entrevista ao Correio do Estado que desde o ano passado tinha a ideia e só faltava colocar em ação. “Sempre que posso ajudo as pessoas que precisam, mas é a primeira vez que faço um aniversário desse tipo. Eu acredito que acima de tudo meu propósito é de ajudar as pessoas independente de quem sejam. Eu amo fazer aniversários, amo comemorar e estar reunida com amigos e familiares. Então surgiu no meu coração de juntar as duas coisas e poder ajudar pessoas que tanto precisam, que muitas vezes precisam muito mais que nós”, disse. 

Sobre a relação com a instituição que por enquanto é a única que Bruna ajuda, ela conta que quando conheceu pessoalmente se encantou com o trabalho feito com as crianças. “Eu conheci o Cotolengo pelos vários eventos que eles realizam para arrecadação de recursos, cada evento é voltado para uma necessidade que enfrentam”, contou a voluntária. 

Instituição tem ao todo 35 voluntários e está aberta para receber mais interessados. 

Mesmo com a vontade de ajudar quem precisa, a nutricionista disse para montar o evento que será um almoço no sábado dia 19 de outubro foi um grande desafio por conta dos detalhes, mas está confiante do resultado. “Tive a parceria também de meus amigos Gabriel Mendes e Felipe Ormond que fizeram um vídeo lindo para divulgação, além de amigos que ajudaram em doações de alimentos e em dinheiro e outros patrocinadores. A cantora Jacqueline Costa vai animar a festa”, explicou. 

Segundo o coordenador de comunicação do Cotolengo, Willian Oliveira Silva, os recursos provenientes do aniversário vão ajudar na compra de produtos de limpeza e higiene, alimentação específica para as crianças e em novo projeto de habitação - Casa Lar- para crianças com deficiência sem tutela. “Graças a Deus existem pessoas que ajudam, um evento como esse que a Bruna está fazendo é muito raro, é o segundo no ano,  a gente fica muito feliz e contente que isso só tem a somar e melhorar a qualidade de atendimentos às nossas crianças e adolescentes”, contou o coordenador.

Ao todo 190 crianças são atendidas pela instituição.

Para a voluntária a maior recompensa é o sentimento de gratidão em poder ajudar a pessoas que precisam, crianças, jovens e adultos e suas famílias que muitas vezes tem menos condições. “Me sinto honrada e muito feliz em poder realizar esse aniversário com esse propósito e espero que possa influenciar sim as outras pessoas, a se importarem mais com o próximo. Muitas vezes somos tomados por egoísmo e só pensamos em nossas próprias realizações e necessidades e esquecemos que há um mundo que precisa do nossa ajuda e do nosso amor. Essa idéia não surgiu para me aparecer ou mostrar que sou melhor do que ninguém, mas para influenciar as pessoas a terem mais empatia e abrir os olhos para a necessidade do outro”, frisou Bruna.

E ela não pensa em parar por aqui e vai trabalhar em outros projetos para ajudar cada vez mais quem precisa. E para ela, esse não será apenas mais um aniversário normal e sim a oportunidade de ajudar muitas crianças que precisam, não só financeiramente, mas principalmente em algo que todo mundo poderia contribuir: o amor e respeito com a pessoa ao lado. 

EVENTO
A festa será realizada no dia 19 de outubro às 12h30 no Residencial Salvador Dalí, localizado na Rua 15 de novembro 2782. Os interessados podem contribuir na compra do convite no valor de R$ 30. Os convites estão à venda na Princess CG, Loja Chic CG e na Pizarria Receita 00.

A INSTITUIÇÃO
Quem tiver interesse em fazer uma visita ou até mesmo ser voluntário poderá ir até a instituição Cotolengo localizada na rua Jamil Basmage, 996, bairro Mata do Jacinto. 

 

Mato Grosso do Sul

MPT quer desapropriar fazenda que usava trabalho escravo e destinar à reforma agrária

A Fazenda Carandazal já havia sido autuada em 2015 pelas mesmas irregularidades trabalhistas deste ano

25/03/2025 18h29

Fazenda é flagrada com trabalhadores em situação análoga à escravidão

Fazenda é flagrada com trabalhadores em situação análoga à escravidão Policia do MPU

Continue Lendo...

Ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso do Sul requereu, na Justiça, a desapropriação da Fazenda Carandazal, em Corumbá, além do pagamento de R$ 25 milhões a um dos proprietários, como punição à conduta de um dos proprietários. A ação contra a propriedade tramita na Vara do Trabalho de Corumbá. 

Os autos da ação narram várias evidências que apontam para uma sucessão de vítimas de trabalhos análogos à escravidão na propriedade de Moacir Duim Júnior e de sua esposa, Cristiane Kanda Abe.

Em fevereiro deste ano, foram resgatados quatro trabalhadores na fazenda em condições análogas à escravidão, vindos de um longo histórico de exploração de mão de obra. 

Um dos proprietários é reincidente na prática de violação de direitos dos trabalhadores, o que leva a expropriação da fazenda a ser uma punição justa a essa conduta, segundo o MPT.

A Carandazal deverá ser destinada à reforma agrária e a indenização monetária por danos morais será revertida a instituições e projetos de interesses sociais, caso os pedidos dos MPT sejam acolhidos pela Justiça. 

O procurador do trabalho Paulo Douglas Moraes defende que a ação do MPT busca reverter as punições em benfeitorias para a sociedade. “A ação na vara do MPT visa atingir vários objetivos: o de punir a conduta da redução de trabalhadores ao trabalho análogo ao escravo, mas vai além. Busca ressarcir a própria sociedade com dano moral coletivo, para que possamos reverter para a sociedade os valores que compensam os danos causados por esse fazendeiro e, nesse caso, dada a gravidade da situação, onde houve uma tentativa deliberada de ocultação de provas, há, também, o pedido para expropriação da propriedade.” 

Em agosto de 2015, um dos donos da Fazenda Carandazal recebeu cinco autos de infração da Fiscalização do Trabalho. Destes, um deles por manter empregado sem registro e outro por deixar de fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos seus empregados. Os mesmos autos foram registrados em fevereiro deste ano. 

Para o MPT, essa postura de menoscabo decorre do grande lapso temporal sem novas abordagens e as penalizações brandas soam como um estímulo ao descumprimento das normas trabalhistas. “Percebemos ao longo do tempo que há uma falta de sensibilidade, sobretudo dos empregadores rurais do estado com relação a necessidade de revisar e superar questões culturais que envolvem e levam à naturalização do trabalho escravo.” 

Devido a essa insensibilidade somente com a aplicação de multas e danos morais, o MPT decidiu "lançar mão deste novo expediente que é a expropriação da terra e assim buscar e atentar um reposicionamento dos empregadores em relação a esse crime que é um crime que não pode ser tolerado”, explica o procurador. 

Segundo a Assessoria do MPT, desde o resgate destes trabalhadores, foram realizadas duas tentativas de se chegar a um acordo extrajudicial das questões cíveis e trabalhistas, mas, em ambas as audiências, além de não comparecer e apenas enviar representantes legais, o dono da fazenda informou não haver interesse em assinar o acordo, alegando não ser o responsável pela contratação da equipe. 

A orientação do Ministério Público do Trabalho às vítimas é o de aguardarem as notícias quanto ao andamento das ações judiciais. Nenhuma verba rescisória ou acerto financeiro foi acertado aos trabalhadores. 
 

Cidades

Olheiro de pistoleiro do narcotráfico é preso em Campo Grande

Homem teria indicado a posição de Thiago Leite Neves, conhecido como 'Diabolin', no dia do crime

25/03/2025 18h14

Olheiro de pistoleiro do narcotráfico é preso em Campo Grande

Olheiro de pistoleiro do narcotráfico é preso em Campo Grande Divulgação

Continue Lendo...

No terceiro dia de desdobramento dos casos de homicídio por narcotráfico em Campo Grande, as investigações realizadas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontaram que o suspeito de assassinato de Thiago Leite Neves, conhecido como Diabolin, ocorrida no último dia 10 de março, teria um olheiro, preso na manhã desta terça-feira (25). 

Na ocasião, Thiago e sua companheira estavam em frente à residência do casal, quando foram atingidos por disparos de arma de fogo, realizados por um desconhecido, que estava na garupa de uma motocicleta. 

Durante a investigação, foi descoberto que os executores contaram com o auxílio do olheiro, que indicou a posição da vítima no dia do crime. O homem foi localizado no Parque Lageado. 

Ao ser abordado, ele estava na companhia de outro indivíduo que, ao ser checado nos sistemas policiais, verificou-se ser também um foragido da Justiça.

Ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos até a DHPP, onde foram interrogados.

Morte em confronto

Na noite da última quinta-feira (20), um homem, de 22 anos, apontado como o principal suspeito de assassinar Thiago Leite Neves, morreu em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque (BPMCHoque), na região da antiga estação Guavira, próximo a BR-060, saída para Sidrolândia, zona rural de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, militares estavam em diligências para apurar uma série de homicídios na Capital, quando localizaram dois homens no local citado, momento este que o criminoso tentou fugir e pulou em uma residência. Os policiais o perseguiram e deram voz de abordagem, mas ele desobedeceu, sacou a arma e atirou contra os militares.

Para se defenderem, revidaram, balearam e desarmaram o homem. Ele tinha mandado de prisão em aberto, estava evadido do sistema prisional e possuía diversas passagens pela polícia, como quatro homicídios, roubo, furto e receptação.

Polícia Civil, Polícia Científica e funerária estiveram no local para efetuar os procedimentos de praxe.

Participação em outros homicídios

Nesta segunda-feira (23), foi identificado que o cúmplice do atirador morto no último dia 20 de fevereiro, identificado como M.S.R, seria o coautor de outras duas mortes num período de 50 dias.

O primeiro aconteceu no dia 1° de fevereiro, Filipe Augusto de Brito Correa foi morto no interior de uma oficina mecânica, de acordo com M.S.R, o crime teria sido encomendado por um traficante de drogas, que afirmou que a vítima estaria prejudicando-o.

Nesse caso, M.S.R afirmou ser o autor dos disparos, no entanto, ele não revelou a identidade do piloto da motocicleta que o levou até o local do crime, bem como a do mandante.

Já no dia 8 do mesmo mês, Douglas Cosme dos Santos Rocha, conhecido como Cuiabano foi morto com a justificativa de que estaria com dívida por aquisição de drogas. Da mesma forma, M.S.R confessou ser o autor dos disparos, mas não forneceu informação sobre o indivíduo que pilotava a motocicleta utilizada na empreitada.

Em ambos os casos foi utilizada uma pistola calibre 9mm e efetuados múltiplos disparos contra as vítimas.

Outro caso em que M.S.R também está envolvido é no da morte de Thiago Leite Neves, conhecido como Diabolin - executado em frente a sua casa, no bairro Dom Antônio. Neste, M.S.R disse que estaria sendo ameaçado pela vítima, pontuou ainda que ele o monitorou e pilotou a motocicleta que levou o verdadeiro atirador ao local dos fatos.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).