Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NO ESCURO

Cabo rompe e agências do Detran no interior ficam fora do ar

Problema começou às 10h e afeta mais de 23 municípios, sem previsão de retorno dos serviços
16/07/2020 16:35 - Nyelder Rodrigues


A quinta-feira (16) é de transtornos para os cidadãos que precisaram dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito em várias cidades do interior de Mato Grosso do Sul. O sistema de atendimento está fora do ar por causa do rompimento de um cabo de fibra ótica na região de Ribas do Rio Pardo, próximo da Capital.

Apesar da proximidade, as agências do Detran de Campo Grande não chegaram a ser afetadas pelo problema, envolvendo a operadora Oi. Contudo, segundo o próprio departamento, as agências de 23 cidades estão 'no escuro' desde às 10h.  

O link com a internet e telefone foi totalmente interrompido, o que impediu que houvesse comunicação das agências com as bases estaduais e nacionais relacionadas ao trânsito, como Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e outros.

Consultas locais e emissões de documentos também foram prejudicados. "Ainda não temos informações da causa do rompimento, mas já foi aberto um chamado para análise", frisa o chefe da divisão de Suporte Técnido do Detran, Robson Luis. Por ora, não há previsão de retorno dos serviços nas unidades afetadas.

As cidades com problemas, segundo o Detran, são Ivinhema, Inocência, Glória de Dourados, Três Lagoas, Taquarussu, Brasilândia, Bataiporã, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Angélica, Anaurilândia, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Naviraí, Mundo Novo, Juti, Jatei, Japorã, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado e Deodápolis.

 
 

Meu Detran

Em recente modernização dos serviços, o Detran de Mato Grosso do Sul lançou na sexta-feira (10) passada o novo portal Meu Detran, que disponibiliza serviços online como agendamento, regularização e consultas diversas.  

Segundo divulgado pelo órgão, a atual situação sanitária do país acabou demonstrando claramente a necessidade de intensificar a utilização de ferramentas digitais, que é prioridade na atual gestão do departamento.

O novo layout do site do Detran, que agora conta com uma apresentação mais clara e objetiva, exibe logo no início uma barra de pesquisa onde o cliente pode digitar o serviço que procura. Como tela principal, há um direcionamento ao portal de serviços.

Os serviços de habilitação, veículos, agendamento, infração, educação, credenciamento, entre outros, são devidamente separados e organizado para tornar a busca do cliente mais simples e objetiva. Como novidade, o portal tem uma ferramenta de cadastro e login, onde o cliente irá fornecer seus dados que serão usados em novos serviços.

A partir daí, o cadastrado futuramente recebará notificações personalizadas sobre seu veículo ou CNH. Também há a ferramenta 'Fale Conosco' e a CNH Ágil, totalmente digital e feita em etapas que tragam um uso mais objetivo.

 

Felpuda


Dia desses, há quem tenha se lembrado de opositor ferrenho – em público –, contra governante da época, mas que não deixava de frequentar a fazenda de “sua vítima” sempre que possível e longe dos olhos populares. Por lá, dizem, riam que só do fictício enfrentamento de ambos, que atraía atenção e votos. E quem se lembrou da antiga história garantiu que hoje ela vem se repetindo, tendo duas figurinhas carimbadas nos papéis principais. Ô louco!