Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TEMPO

Calor de 42°C e tempo seco continuam, mas pode chover na próxima semana

Alerta de onda de calor e baixa umidade continua vigente pelo menos até domingo
11/09/2020 12:27 - Da Redação


Continua até domingo (13), o alerta emitido pelos institutos de meteorologia devido a grande onda de calor e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul.

Por sinalizar risco potencial à saúde humana, os cuidados habituais precisam ser redobrados, pois a umidade do ar ficará entre 20% e 12% e as temperaturas acima dos 40°C.  

Ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar protetor solar, soro fisiológico nos olhos e narinas, e umidificar os ambientes, estão entre as instruções para aliviar o desconforto.

Nesta sexta-feira (11), o tempo será firme, com predomínio de sol, poucas nuvens e a variação da umidade relativa do ar está estimada entre 60% a 10%.  

O dia contará com uma grande amplitude térmica, com a mínima de 19°C e a máxima podendo chegar aos 42°C. 

Confira as previsões de algumas cidades do Estado:

  • Campo Grande: 23°C e 38°C
  • Dourados: 23°C e 39°C
  • Três lagoas: 24°C e 40°C
  • Corumbá: 23°C e 41°C
 
 

Quando chove?  

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, a chuva deve chegar de forma isolada em algumas regiões, entre os dias 15 e 17, para amenizar a sensação de deserto que atinge o Estado. 

Apesar disso, o predomínio da massa de ar seco só deve enfraquecer após o início da primavera, no dia 22 de setembro.

É importante lembrar que a Defesa Civil Estadual possui um sistema de alerta para celulares cadastrados sobre mudanças climáticas importantes, como tempestades e baixos índices de umidade relativa do ar.  

Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40.199, com um ou mais CEP de interesse, o serviço é gratuito e você pode cancelar quando desejar.  

Outras informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone: 199), e ao Corpo de Bombeiros Militar (telefone: 193).

 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!