Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DICAS

Calor e baixa umidade do ar podem trazer problemas a saúde; veja orientações

Umidade deve ficar abaixo de 20% no estado; principais problemas são respiratórios
06/08/2015 18:10 - Glaucea Vaccari


O tempo deve continuar seco em Mato Grosso do Sul pelos próximos dias, com índices de umidade relativa do ar abaixo de 20%, considerado estado de alerta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial a saúde.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), a umidade relativa do ar nesta quarta-feira (5) foi a menor registrada no ano, com índice de 19%. Nesta sexta-feira (7), o percentual deve continuar abaixo de 20%, com temperaturas podendo chegar a 38°C em Rio Negro e Terenos.

O calor e o tempo seco podem trazer problemas a saúde. Os principais problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A orientação é para a população suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre as 10h e 16h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; permanecer sempre que possível em locais protegidos do sol, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, evitar aglomerações de pessoas e beber bastante água.  

Felpuda


Partido político está vivendo processo de autofagia cá por essas bandas. Nada de ideologia ou defesa dos interesses dos filiados. O problema, segundo os mais observadores, é que lideranças não se contentaram em ter cada uma o seu pedaço e decidiram tomar conta com exclusividade do espólio, que, aliás, é regado com cifras milionárias. A legenda deverá se transformarem uma máquina de lavar, no caso, cheia de roupas sujas. E dê-lhe!