Cidades

NOSSA SENHORA APARECIDA

Calor não intimidou fiéis; água e fé foram ingredientes durante a procissão

Percurso foi feito por fiéis na manhã de hoje

Continue lendo...

Procissão da paróquia que leva o nome da homenageada do dia, Senhora Aparecida, foi marcada por agradecimentos e pedidos diversos. Mesmo com o sol quente, os fiéis não se intimidaram e dois ingredientes que não faltaram foi a fé e a água para se hidratarem, durante a caminhada.

Esse foi o caso da doméstica Irene Borges de 73 anos, que participou da procissão para agradecer as bençãos que recebeu. “Não tenho nem palavras, fiquei quatro meses no hospital e saí essa semana. Meu marido estava entre a vida e a morte. Pedi para Nossa Senhora Aparecida, para Deus e para o Espírito Santo e fui atendida”, declarou.

A micro pigmentadora, Sônia Regina Boreli, 56 anos, também disse que tinha muito a agradecer e por esse motivo foi celebrar a homenageada. “Faço isso desde pequena e sempre entendi que hoje não é o dia das crianças, para mim, hoje é o dia da Nossa Senhora Aparecida”.

O quadrilátero que comportam as ruas próximas a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi o trajeto dos fiéis. A Paróquia fica na Avenida Tamandaré e muitos estavam com garrafas de águas para amenizar o calor. Tinham aqueles também que mesmo não participando da caminhada, saíam de casa e ficavam acompanhando do portão, a procissão. Momento em que paravam tudo para fazerem suas orações, petições e agradecimentos.

A celebração é tradição também para o mecânico aposentado Mamoru Ajuki de 75 anos. “Todo ano eu venho, isso fortalece a minha fé”, dizia ele, ao acompanhar a caminhada a passos lentos, sendo um dos últimos do grupo.

De acordo com o seminarista Wesley Luz, de 20 anos, o momento da procissão simboliza a peregrinação cristã. “Somos um povo que caminha, somos peregrinos nessa terra e também é uma maneira de honrar a mãe de Deus por todo o testemunho de fé. Caminhamos em direção a Cristo, isso que significa a procissão”, explicou o seminarista. Após a procissão, os fiéis participarão da primeira missa às 8h30. Em seguida a programação conta com a atração do grupo musical Sampre.

Às 16h ocorre a carreata em que a concentração será na Praça do Papa. Os fiéis vão percorrer a Afonso Pena até a Rua Bahia e vão retornar pela Avenida Mato Grosso. “São, aproximadamente, 1h30 de percurso e lota, os fiéis participam mesmo”, disse o seminarista.

Para finalizar as programações em comemoração ao dia da Senhora Aparecida, o bispo Dom Dimas de Lara celebrará a última missa de hoje na Paróquia Nossa Senhora Aparecida às 19h. Após a celebração, haverá confraternização entre fiéis com venda de comes e bebes.
 

maus-tratos

Tutor de cachorro que morreu após ficar amarrado no sol é preso

Na delegacia, homem disse que não se tratava de maus-tratos e que teria esquecido que o animal estava amarrado

17/03/2025 17h00

Homem foi preso e encaminhado à Decat, autuado por maus-tratos

Homem foi preso e encaminhado à Decat, autuado por maus-tratos Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 44 anos foi preso após seu cachorro ser encontrato morto, após ficar amarrado no sol, nesta segunda-feira (17), no bairro Zé Pereira, em Campo Grande.

De acordo com a Polícia Civil, a príncipio, a Polícia Militar (PM) foi acionada, por meio de uma denúcnia de que havia um cachorro amarrado sob o sol desde o domingo.

Ao checar a situação, os policiais militares constataram que o animal já estava morto e acionaram a Delegacia  Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), que foi até o local com a perícia.

Na casa, foi constatado que o cão havia sido preso no sol por uma corda, em cima de pedregulhos, sem comida e água à disposição.

O animal apresentava infestação por ectoparasitas e sinais visíveis de desidratação.

O tutor do animal foi preso em flagrante pelo delito de maus tratos a animais, quando é praticado contra cães e ocorre o óbito do animal.

Na delegacia, em sua defesa, o homem afirmou ter esquecido o animal amarrado desde o domingo.

Segundo os policiais que compareceram no local, a afirmação chama a atenção, pois o cachorro estava amarrado na varanda da frente da residência, em local visível.

Maus-tratos

A Lei Federal 14.064/2020 prevê penas de dois a cinco anos de prisão, além de multas, para quem for condenado por maus-tratos a cães e gatos.

Em Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Delegacia Virtual (Devir), há uma plataforma on-line para denúncias de maus-tratos contra animais domésticos.

A ferramenta funciona por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), e, conforme reportagem do Correio do Estado, recebe cerca de 40 denúncias por semana.

Segundo o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o objetivo é democratizar o acesso à denúncia, permitindo que a população atue como aliada na proteção dos animais.

"Os principais casos reportados envolvem abandono, agressões físicas, negligência em cuidados básicos e animais mantidos em condições insalubres", explica.

Após o registro na plataforma, as denúncias são analisadas pelas equipes responsáveis, podendo resultar em vistoria nos locais indicados e, se necessário, aplicação de penalidades aos infratores.

Além disso, a Decat também recebe alto volume de denúncias.

Como fazer a denúncia

A população pode fazer denúncias diretamente na plataforma da Devir.

O sigilo do denunciante é garantido, e a ferramenta possibilita o acompanhamento do caso.

"A união entre população, autoridades e organizações é o caminho para um futuro onde todos os animais sejam respeitados e protegidos", concluiu o superintendente. 

INVESTIGAÇÃO

Atentado contra ex-prefeita pode ter sido forjado

Crime aconteceu em setembro de 2024, quando um casal de moto disparou contra a janela do quarto em que a ex-prefeita e seu marido dormiam

17/03/2025 16h45

Atentado contra ex-prefeita pode ter sido forjado

Atentado contra ex-prefeita pode ter sido forjado Divulgação

Continue Lendo...

A Polícia Civil de Dourados deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) uma operação que investiga se o atentado contra a ex-prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacker foi forjado por um grupo político ligado à própria ex-candidata à reeleição.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro endereços, relacionados a três alvos relacionados à ela. A equipe também apreendeu celulares pertencentes ao poder público municipal, que estavam em posse da ex-prefeita, em outros alvos também foram encontrados dispositivos eletrônicos ligados ao crime de contravenção.

Por fim, a polícia informou que todo o material apreendido irá para perícia. Os envolvidos foram ouvidos e o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. 

Relembre o caso

O crime aconteceu durante a madrugada do dia 29 de setembro de 2024, quando um casal em uma moto efetuou diversos disparos que atingiram a janela do quarto em que dormia a ex-prefeita e o seu marido, Gilson Matzembacher. Os autores fugiram logo em seguida e o casal acordou com o som dos vidros estilhaçando.

À época, Clediane usou colete à prova de balas e pediu para que a polícia fizesse uma investigação rigorosa. 
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).