Equipado com instrumentos modernos e equipe médica de 12 profissionais, o “Ônibus da Saúde” chega a Camapuã no próximo sábado (19), para levar atendimento de prevenção ao câncer às mulheres do interior de Mato Grosso do Sul.
Com o objetivo de realizar os procedimentos que hoje são escassos no interior, o “Ônibus da Saúde” percorrerá o Estado, levando a população carente de medicina especializada em oncologia, um atendimento digno e eficaz, para que as chances de cura possam ser maiores.
No Hospital do Câncer são realizados 12 mil consultas por mês, além de cinco mil procedimentos. Segundo o médico Oncologista Fabrício Colacino, idealizador do projeto, mais da metade dos pacientes do interior fica sabendo tardiamente que está com câncer. “Realizar essa prevenção no interior pode diminuir, e muito, os números das doenças e mudar a história do nosso Estado”.
Na Caixa dos Servidores a situação não é diferente, dos quase mil tratamentos relacionados à doença, cerca de 30% são vítimas do câncer de mama. A professora Hellen Cristina tem 31 anos e há dois descobriu o câncer de mama. “Eu estava amamentando e meu filho começou a rejeitar o meu peito. Fiquei preocupada e fui ao médico, pensando que poderia ser leite empedrado, quando recebi o diagnóstico”.
Segundo Hellen, o diagnóstico e o tratamento no interior do estado é sempre muito complicado. “Aqui a dificuldade está em tudo, não há médicos e nem mesmo aparelhos modernos, e isso dificulta o tratamento”. A professora conta que para tratar sua doença, precisa viajar no mínimo três vezes por mês à Campo Grande para tomar as medicações e fazer exames..
Veículo
O veículo tem 4,32 metros de altura e 14 metros de comprimento, dividido entre a sala de exames, ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. Ele contará também com uma equipe de 12 profissionais, que participarão diretamente do atendimento, além de uma equipe com 70 pessoas cadastradas para dar suporte durante as viagens, em forma de rodízio.