Mesmo com o fim da campanha, a vacina contra a poliomielite continua disponível nas unidades de saúde de Campo Grande. Mesmo que a criança entre 1 e menos de 5 anos esteja com a vacina em dia, deverá tomar uma nova dose.
A Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite terminaria em 30 de outubro, mas foi prorrogada até 30 de novembro, com “Dia D” de vacinação em 17 de outubro e 7 de novembro. Porém, até o momento, a meta de cobertura vacinal de 95% ainda não foi alcançada.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), foram imunizadas 25.276 crianças, o que representa 52,54% do total, desde a abertura da campanha, em 5 de outubro.
Com a baixa cobertura, as vacinas permanecerão disponíveis nas 71 unidades básicas de saúde da família (UBSF).
“Nós ainda estamos com a cobertura muito baixa da vacina. É extremamente importante que os pais e responsáveis levem a criança para se imunizar”, declara Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
“A vacinação é a melhor maneira de se proteger contra a doença e evitar a reintrodução de doenças que já estão extintas no país, como a poliomielite”, acrescenta.
A imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo levam à óbito.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressalta que é fundamental que haja vacinação de um grande número populacional para garantir o controle e eliminação de doenças imunopreveníveis, como da rubéola, da síndrome rubéola congênita e da pólio.