O Dia do Portador de Marca-passo é celebrado nesta quarta-feira (23) e, em Campo Grande, serão realizadas atividades de orientação à população sobre o implante cardiovascular. De acordo com o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca), Mato Grosso do Sul tem mais de três mil pessoas portadoras do marca-passo.
As atividades serão realizadas das 6h às 10h, na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, na rua Dom Aquino, e à tarde, no Comper Jardim dos Estados, das 13h às 18h, na Rua Ceará. Médicos credenciados pelo Deca esclarecerão dúvidas e entregarão cartilhas informativas sobre os riscos e "lendas" em relação ao implante.
O cirurgião cardiovascular Mauro Cosme Gomes de Andrade explicou que o número de pessoas com o aparelho que regula os batimentos cardíacos tem aumentado em média 18 mil casos por ano no Brasil. “Há inclusive casos de preconceitos e até de restrições aos portadores do marca-passo. Por isso, informar é tão importante”, disse o médico.
A ação ocorre simultaneamente em 30 cidades brasileiras. Na Capital, este é o segundo ano consecutivo de realização da campanha. Em 2014, as ações foram realizadas no Terminal Bandeirantes e no Pátio Central Shopping.
DIA DO MARCA-PASSO
A data, 23 de setembro, foi escolhida pelo DECA em homenagem ao médico Décio Silvestre Kormann, pioneiro em implante do marca-passo, que nasceu nesse dia.
O DECA é responsável pelo Registro Brasileiro de Marcapassos, Desfibriladores e Ressincronizadores Cardíacos (RBM), que foi o primeiro registro oficial adotado pelo Ministério da Saúde para ser preenchido pelo médico logo após o implante do marcapasso no paciente.
Por meio do RBM, hoje é possível saber, por exemplo, o número de marcapassos implantados por região do Brasil, por hospital, além do sexo e idade dos pacientes que receberam o dispositivo, bem como o tipo de marcapasso implantado. Ele continua sendo utilizado pelo Ministério da Saúde principalmente para gerar dados necessários para o melhor aproveitamento dos recursos investidos na saúde cardíaca dos brasileiros.