“Estamos criando a cultura de que o pedestre é o mais importante por ser vulnerável. Os condutores estão apreendendo a respeitar o próximo, mas há resistência de alguns em cumprir a lei e é devido a isso o número de infrações registradas”, afirma o comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti.
Os locais onde foram registradas mais infrações são: Avenida Afonso Pena em frente à Morada dos Bais nos dois sentidos; na avenida Eduardo Elias Zarhan em frente à um grande supermercado; e na 15 de Novembro entre o mercadão municipal e o camelódromo.
Além dos dez pontos de fiscalização na área central, a campanha também esteve presente fortemente nos bairros, como por exemplo, no Parati e Taverópolis, entre outros, com a intenção de descentralizar a ação.
Legislação e educação no trânsito
A infração dessa regra de trânsito é considerada gravíssima. O condutor receberá uma notificação de multa no valor de R$ 191 mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. “Continuaremos fiscalizando de forma intensiva durante esses seis meses de campanha até os condutores apreenderem que este se trata de um ato de cidadania e respeito”, reforça o coronel Villasanti.
O objetivo da campanha é conscientizar sobre o respeito ao pedestre, fazer com que o motorista campo-grandense adquira o hábito de dar preferência a ele.
A Polícia Militar de Trânsito ressalta que mesmo sem equipes específicas, continuará intensificando as ações da campanha e que no primeiro semestre de 2012 serão desenvolvidas outras atividades relacionadas aos pedestres envolvendo escolas e universidades, com o intuito de humanizar ainda mais o trânsito.