Clique aqui e veja as últimas notícias!

COVID-19

Sem novas vacinas, Campo Grande só aplica segunda dose a partir de hoje

Sesau informou que está no aguardo do recebimento de novos lotes da vacina para dar continuidade
15/02/2021 11:27 - Rafaela Moreira


Campo Grande encerrou no último sábado (13) a vacinação dos idosos com 80 ou mais contra o coronavírus, sem previsão da chegada de um novo lote de imunizantes, a vacinação está temporariamente suspensa na Capital.

Quem procurar unidades de saúde ou o drive-thru a partir de hoje (15), não irá conseguir se vacinar, as doses reserva são suficientes somente para a aplicação da segunda dose. 

Conforme a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Campo Grande segue aplicando a segunda dose no público já vacinado, sendo profissionais de saúde e idosos que vivem em asilos. 

“Campo Grande estabeleceu um quantitativo de doses e o público para imunização, no último sábado foi finalizado o público de 80 anos ou mais, a partir de agora continua a vacinação para aplicação da segunda dose para quem já foi imunizado”, destacou. 

De acordo com os dados do Vacinômetro, Campo Grande aplicou 32.116 doses da vacina contra o coronavírus: 26.791 para primeira dose e 5.325 para segunda dose. O município recebeu total de 51.335 doses e já vacinou 57,7% do público-alvo da primeira fase.

Últimas notícias

Segundo a Sesau, a definição do próximo público alvo depende da quantidade de vacinas que serão enviadas para o município.

“Nós precisamos receber um novo lote para continuar com a vacinação em um novo grupo prioritário, é necessário ter o número de doses específico para pode delimitar quem será vacinado, no momento temos doses destinadas exclusivamente para a segunda dose”, explicou.

O secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, explicou ao Correio do Estado, que aguarda as orientações do Ministério da Saúde sobre quando novo lote de vacinas será enviado aos estados e quantas doses serão destinadas a Mato Grosso do Sul, para então planejar a quantidade de imunizantes que serão enviados a cada município. 

“Só vamos avançar na medida que tivermos a vacina, estamos aguardando informações do Ministério de Saúde, queremos vacinar o nosso povo. Estamos pedindo para os municípios que ainda tem doses disponíveis, que comecem a segunda fase, para assim termos ainda mais pessoas imunizadas", destacou o secretário. 

VACINAÇÃO EM MS

Mato Grosso do Sul recebeu mais 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 no domingo, foi o quarto lote recebido. Ao todo, o Estado recebeu 222.960 doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca.  

A primeira remessa foi entregue a Mato Grosso do Sul em 18 de janeiro, com 158.760 doses da Coronavac. Destas, 23.932 foram destinadas apenas para Campo Grande. 

A segunda remessa foi no dia 24 do mesmo mês, quando 22 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao Estado, 9.340 apenas para a Capital. A terceira remessa, com 10.200 doses da Coronavac, chegou no dia seguinte. Do total, Campo Grande recebeu 3.600 doses do imunizante chinês.

De acordo com dados do Vacinômetro, até agora, 60,60% do público-alvo da primeira fase da campanha no Estado já recebeu a dose 1 da Coronavac e destes, 14,70% já tomaram a dose 2. Ao todo, das 222.746 doses que chegaram ao Estado até agora, 119.766 foram aplicadas.

WHATSAPP PARA DÚVIDAS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.

O canal é exclusivo para esclarecimentos sobre a vacinação da Covid-19. 

Assine o Correio do Estado