Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

COVID-19

Campo-grandense retido no Peru consegue embarcar para o Brasil nesta sexta

Brasileiros ficaram sem comida e improvisaram macarrão feito em cafeteira
20/03/2020 13:41 - Izabela Jornada


Mais de três mil brasileiros que estão no Peru serão repatriados nesta sexta-feira (20), desse total, 622 são turistas. Desde o último domingo (15) às fronteiras do país vizinho foram fechadas e só hoje o campo-grandense, engenheiro civil da Sanesul, José Roberto Cardoso Ferreira, de 65 anos conseguirá voltar para o Brasil. “Ônibus do exército peruano estão nos levando para o aeroporto. Vamos embarcar hoje, às 13h30 (horário do Peru)”, afirmou.

Duas aeronaves das empresas Latam e Gol Linhas aéreas ficarão responsáveis em buscar os passageiros.

Os aviões vão aproveitar para levar, aproximadamente, 700 peruanos que estão no Brasil.

A reportagem do Correio do Estado divulgou o drama de alguns turistas que acabaram “presos” no Peru após o fechamento das fronteiras, com o objetivo de prevenir a disseminação do coronavírus no país.

Um dos casos foi o campo-grandense José Roberto Ferreira que chegou a relatar a falta de alimentos que alguns estavam enfrentando. Como eles foram a passeio e acabaram impedidos de voltar para casa, suas reservas financeiras estavam acabando. “Estamos sem comida e estamos fazendo miojo (macarrão instantâneo) em cafeteira”, afirmou Ferreira.

Outra situação complicada que muitos brasileiros viveram foi a questão de não poderem mais ficar nos hotéis. Esse caso aconteceu em Marrocos, onde brasileiros tiveram que acampar no gramado do lado de fora do aeroporto.

PANDEMIA

O presidente de Peru, Martín Vizcarra, informou nesta quinta-feira (19) que foram confirmados 89 novos casos de coronavírus, elevando para 234 o total no país, enquanto a população cumpre isolamento social obrigatório e toque de recolher noturno.

No Brasil, os números são maiores.

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 654 infectados em 23 estados e no Distrito Federal, nesta sexta.  Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 621. Estados do Amapá e do Mato Grosso registram primeiros casos. Já são sete mortos no Brasil.

 

Felpuda


A futura composição  dos 29 vereadores  em Campo Grande poderá ser diferente  da que foi oficializada, segundo o que  se tem ouvido,  com certa frequência, nas rodinhas de conversas dos meios políticos.  

Nova distribuição  das cadeiras poderá ocorrer e, assim, quem está prestes a entrar com pompa e circunstância poderá nem passar pela porta de entrada  e tomar posse de cadeira  para chamar de sua.  

O caldeirão está fervendo.