Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MATO GROSSO DO SUL

Capital e 11 municípios recebem cloroquina para tratar pacientes graves com Covid-19

Saúde alerta que medicamento não previne ou serve para casos leves
07/04/2020 17:42 - Adriel Mattos


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul vai enviar para 12 municípios caixas de comprimidos de cloroquina para tratar pacientes graves com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, cinco mil medicamentos serão distribuídos.

Os municípios que irão receber a cloroquina são Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

A iniciativa do Ministério da Saúde toma como base estudos com o medicamento, mas ressalta que ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia para casos de coronavírus. O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados.

A cloroquina e hidroxicloroquina estão sendo usadas como complemento no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas como febre e mal-estar. Tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

Pesquisadores do Estado também estão estudando a eficácia dos medicamentos. “É preciso total cautela, considerando que a eficácia do medicamento ainda não está comprovada cientificamente”, afirma o infectologista Julio Croda, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...