Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE PÚBLICA

Capital reconhece epidemia de dengue e decreta situação de emergência

Decreto foi publicado na edição desta segunda em Diário Oficial
02/03/2020 08:28 - Ricardo Campos Jr


 

Campo Grande está oficialmente passando pela segunda epidemia de dengue em menos de um ano. O município reconheceu a situação crítica diante do número de casos e, “considerando a necessidade de resposta urgente”, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (2), conforme decreto publicado em Diário Oficial.

O procedimento desobriga o poder público a fazer licitações todas as vezes que precisar de insumos para as ações de combate ao mosquito que transmite a doença: Aedes aegypti.

Em 2019 foram registrados mais de 39 mil notificações de dengue na cidade. Semana passada, durante o lançamento de mutirão contra o vetor na região do Prosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Saúde) explicou que a cidade normalmente tem intervalos de dois a três anos entre as epidemias e não era esperada a atual explosão de notificações.

O órgão calcula que a anormalidade foi causada pela reintrodução do vírus tipo dois, que há muito tempo não circulava entre a população.

Até o dia 27 de fevereiro foram notificados 5.863 casos suspeitos e quatro mortes que tiveram a dengue como causa confirmada em laboratório. Além disso, a média de chuvas de fevereiro já está 30% acima do previsto, facilitando depósitos de água (cenário perfeito para eclosão de mais ovos e surgimento de novos mosquitos).

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...