Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

UTILIDADE

Tem algum sintoma da Covid-19? Campo Grande tem serviço de consulta sem sair de casa

Paciente pode ligar e se for preciso, terá acompanhamento médico
09/05/2020 10:23 - Fábio Oruê


Para desafogar as unidade de saúde e proteger a população, a prefeitura de Campo Grande lançou o serviço de Teleconsulta, que em um mês de de funcionamento já atendeu mais de 2 mil pessoas. Se você tem algum dos sintomas da Covid-19, causada pelo coronavírus, é só ligar no número (67) 2020-2170, onde você pode tirar dúvidas sobre o vírus e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS) e, se necessário, ser consultado por um médico.

Ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados. A recepção será feita pelo videofonista que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento.

Caso houver necessidade, o paciente será monitorado por telefone por uma equipe multidisciplinar a fim de acompanhar a evolução do caso.

O serviço desenvolvido com apoio técnico da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi lançado no dia 30 de março deste ano. Conforme levantamento do setor, até o dia 06 de maio foram registrados 2017 atendimentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o serviço tem se mostrado eficiente tendo como propósito orientar à população e, consequentemente, minimizar a procura por atendimento nas unidades de saúde.

“A intenção é facilitar o acesso e otimizar a assistência prestada. Assim a gente evita que esse paciente que eventualmente esteja com algum sintoma gripal, como febre, dor de cabeça ou coriza, por exemplo, se desloque até as unidades de saúde, colocando a sua segurança e de outras pessoas em risco”, disse.

Resolução publicada na edição de sexta-feira (08) do Diário Oficial do Município (Diogrande) traz detalhes sobre o processo de trabalho e fluxo de atendimento do serviço.

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus, porém poderá ser expandido para o suporte de outras demandas posteriormente.

Confira relação e frequência de sintomas da Covid-19, gripe e resfriado:

 
 

Felpuda


Candidato a prefeito em cidade do interior tremeu que só nas bases diante da decisão que tirou a corda do pescoço de adversário, liberando o dito-cujo para disputar a eleição.

Como acreditava que o pleito seria “um passeio”, estava até pensando no modelito que usaria no dia da posse.

Agora, teme nadar, nadar e morrer na beira da praia, deixando o terno pendurado no cabide.