Cidades

CORUMBÁ

Caravana da Saúde já realizou 23,9 mil serviços oftalmológicos

Foram 5.350 consultas, 1.514 cirurgias de catarata, 1.100 atendimentos pós-cirúrgicos, entre outros

NILCE LEMOS

07/10/2015 - 14h47
Continue lendo...

A Caravana da Saúde está realizando consultas pós-cirúrgicas no anfiteatro Salomão Baruki, das 07h às 09h até o dia 11, em Corumbá, distante 444 km de Campo Grande. O objetivo é verificar como está a saúde dos pacientes que foram operados de catarata durante o programa do Governo do Estado e marcar a segunda cirurgia daqueles que necessitam operar o outro olho. Equipe da Prefeitura também está auxiliando pacientes no local.

Segundo o site Diário Corumbaense, até a manhã desta quarta-feira (07), a Caravana da Saúde já havia realizado 5.350 consultas oftalmológicas; 1.514 cirurgias de catarata, que até o final do dia realizará mais 270 operações; 100 cirurgias de pterígio, que é a carnosidade que aparece no olho; 82 yags a laser, que é limpeza das lentes de quem já havia feito cirurgia de catarata; e 1.100 atendimentos pós-cirúrgicos de catarata. A quantidade total de todos os procedimentos já realizados pela Caravana no setor da oftalmologia até agora é de 23.902.

Conforme a reportagem, para a realização da cirurgia, a fase inicial ou avançada da doença faz toda a diferença para o paciente, mas também o tipo de catarata faz diferença no pós-cirúrgico, segundo o oftalmologista Fabrício Marquesini Reis, da equipe da Caravana da Saúde.

“Às vezes é uma catarata traumática, então o paciente tem fragilidade dentro do olho. Quando você entra com o aparelho de ultrassom, que é um aparelho que quebra a catarata e aspira, essa catarata acaba ficando solta, às vezes você consegue tirar ela, mas não tem suporte para implantar a lente, você acaba colocando a lente dentro de um saquinho onde ela fica apoiada. Quando não tem esse suporte, não tem como implantar a lente, então você opta por tirar a catarata, deixa o paciente sem a lente, espera o olho sarar, depois de 50 dias, se estiver tudo bem, então é programado o implante da lente, que a gente chama de implante secundário de lente”, explicou o oftalmologista ao site.

CAMPO GRANDE

Alunos da Rede Municipal vão usar novo uniforme em 2026; veja o modelo

Novidade para o ano que vem é a cor, que foi do azul-bebê para o azul-marinho

22/04/2025 10h45

Novo uniforme da Reme será cor azul marinho

Novo uniforme da Reme será cor azul marinho Reprodução Instagram

Continue Lendo...

Look da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) estará de cara nova em 2026.

Alunos das Escolas Municipais usarão uniformes cor azul-marinho, com símbolo da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), de cor amarela, no centro da peça de roupa.

Meninos vão usar camiseta e bermuda e meninas camiseta e short-saia. Também haverá uniforme de inverno: casacos corta-vento e calça. Além disso, haverá mochila própria da Reme.

Veja os uniformes novos:

“Nós acabamos de definir o novo uniforme da Rede Municipal de Ensino. São 115 mil alunos matriculados. As nossas crianças da rede vão receber [uniformes] para que estejam devidamente uniformizadas, cada dia mais, fazendo a educação de Campo Grande referência para o Brasil”, disse a prefeita em suas redes sociais.

Atualmente, o uniforme é da cor azul bebê com símbolo da PMCG no centro da peça de roupa.

A Rede Municipal de Ensino (Reme) tem aproximadamente 115 mil alunos matriculados em 206 unidades de ensino, 7,5 mil professores e 12 mil servidores (administrativos, limpeza, merenda, monitores, entre outros). 

A Reme atende Educação Infantil (EMEIs), Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Campo Grande ganhou novos 487 professores nos últimos meses. Grande parte deles irá atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os profissionais são do último concurso, realizado entre 2023 e 2024.

Morte do Papa

Funeral de Papa Francisco será no sábado; saiba como acompanhar

Pontifíce faleceu devido a um derrame após ter enfrentado um quadro de pneumonia bilateral no início do ano

22/04/2025 10h30

Papa Francisco

Papa Francisco Foto: Arquivo

Continue Lendo...

O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril, com início às 10h (horário local de Roma, 5h da manhã em Brasília).

A cerimônia, que seguirá o rigoroso protocolo estabelecido no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, será marcada por homenagens históricas e a presença de líderes mundiais.

Cronograma

  • Quarta-feira (23/4): O corpo do papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta, onde residia, para a Basílica de São Pedro, às 9h (horário local). A procissão passará pela Praça Santa Marta, Praça dos Protormártires Romanos e entrará na basílica pela porta central. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá um momento de oração antes da abertura do período de visitação pública ao corpo do pontífice.

  • Sábado (26/4): Às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações em honra ao papa falecido. Após a missa, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram as exéquias.

  • Sepultamento: Em seguida, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento. Francisco será o primeiro papa em mais de 350 anos a ser enterrado neste local, atendendo a um pedido expresso em seu testamento. O túmulo ficará entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, com a inscrição simples: "Franciscus".

Como acompanhar

A cerimônia será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo Vaticano. Fiéis de todo o mundo poderão acompanhar a despedida do pontífice pela internet e pela TV. Veja:

Presença de líderes mundiais

O funeral deve reunir cerca de 200 chefes de Estado e de governo, além de líderes religiosos de diversos países.

Entre os confirmados estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Morte do Papa

Papa Francisco morreu, na última segunda-feira (21), aos 88 anos após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca irreversível.

Francisco permaneceu internado por 38 dias no início deste ano, após ser hospitalizado em 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios que evoluíram para uma pneumonia bilateral. O quadro clínico foi considerado complexo, exigindo tratamento intensivo com antibióticos e corticoides. 

Durante a internação, o papa também precisou de transfusões de sangue em razão de uma queda significativa no número de plaquetas, condição conhecida como plaquetopenia, associada à anemia.

No decorrer do período hospitalar, Francisco chegou a ser avaliado como estando em condição clínica delicada, apresentando sinais iniciais de insuficiência renal leve, que foi controlada com acompanhamento médico rigoroso. 

Embora tenha apresentado alguma melhora, os médicos mantiveram o quadro como "reservado", indicando que a recuperação era incerta e demandava cuidados intensivos e contínua observação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).