Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CARNAVAL 2020

Desfile de blocos atrai famílias para Esplanada neste sábado

Algumas trabalhavam unidas e outras curtiam a folia com os entes queridos
22/02/2020 18:55 - Súzan Benites


 

O carnaval na Esplanada Ferroviária neste sábado (22) atraiu muitos grupos de jovens, mas também famílias que aproveitaram para cair na folia juntos. Com programação marcada para começar às 14h e desfile dos bloco Cordão Valu às 16h, tinha padres, noivas, anjos, diabos e até Jesus curtindo o carnaval em Campo Grande.

Acompanhada de duas netas, a corumbaense Regina Aguilar, 63 anos, disse que esperava mais do carnaval de rua da Capital. “Eu sempre trabalhei bastante na semana anterior às comemorações para juntar dinheiro, pegar o trem e ir para Corumbá, lá sim é animado”, disse . 

Quando questionada se voltaria para curtir a folia mesmo 'desanimada', dona Regina não teve dúvidas. “Se minhas netas me trouxerem eu volto amanhã”, completou com animação.

O tradicional desfile da Cordão Valu percorreu a Avenida Calógeras e a Rua Antônio Maria Coelho, retornando pela 14 de Julho e General Melo. A Charanga de Marchinhas do Cordão foi a responsável por animar o desfile. O cantor Edir Valu abriu as apresentações e, na sequência as cantoras Marta Cel e Juci Ibanhez. 

Família trabalha unida

O comércio nas ruas onde o carnaval campo-grandense é celebrado só é realizado por vendedores credenciados. A família de Bruno Sanches trabalha unida nos dias de folia. Ao todo são cinco pessoas trabalhando tanto na Esplanada quanto na avenida Fernando Corrêa da Costa.

Na Esplanada a família vende acessórios, brilhos, tinta colorida e muito gliter. A matriarca da família afirmou que trabalha há mais de dez anos com vendas no carnaval. “Nós trabalhamos com brinquedos e estamos aqui com os acessórios, fomos credenciados e estamos aqui todo ano. Esperamos que não chova, porque aí vão ser muito boas as vendas”, afirmou Sanches.

 
 

Fantasias combinadas

Um grupo de quatro amigas resolveu entrar na folia com fantasias combinadas em todos os dias da folia. Neste sábado todas estavam vestidas de noivas, porque acreditam que não é uma fantasia muito comum. “Foi meio em cima da hora, mas definimos noivinhas porque é diferente. Amanhã vamos nos vestir de jogadoras de futebol com as camisas de times, na segunda todas de gatinhas e depois com roupas e maquiagens bem coloridas. A nossa expectativa é que esse carnaval seja muito melhor que do ano passado”, ressaltou Gabriela Delmondes, 20 anos.

Outra dupla de amigas trazia cartazes com os dizeres “rainhas do baile que segue”. Fernanda Marques e Jéssica Soares, ambas de 26 anos, disseram que a inspiração veio da internet. “Nós pegamos coisas que já tínhamos em casa, compramos acessórios e montamos as fantasias”, explicou Fernanda que além da plaquinha estava vestida de enfermeira. 

As amigas contam que a estratégia é trocar de fantasia e depois ir incrementando. “Hoje eu estou de policial e ela de enfermeira, amanhã nós troca e depois a gente vai vendo o que faz”, disse Jéssica. 
A Guarda Municipal não soube informar quantas pessoas passaram pelo local na tarde deste sábado. Para quem vai se jogar na folia, a entrada dos foliões pela avenida Mato Grosso está interditada, é preciso chegar pela rua Antônio Maria Coelho.

Programação de amanhã

Neste domingo (23), o bloco Capivara Blasé vai para a avenida na Esplanada Ferroviária. O desfile do Capivara começa às 14h, na esquina da Av. Calógeras com a Rua Dr. Temístocles. Depois o bloco segue até a Rua Antônio Maria Coelho, vai até a Rua 14 de Julho e retorna ao ponto inicial. O cortejo será animado pela Banda do Jacobina, com as mais famosas marchinhas de Carnaval. 

Haverá um espaço fechado para os pequenos foliões do bloco, o Capivarinha, com banheiro, local para amamentação e fraldário, além de oferecer às crianças a pintura facial. A programação musical continua às 17h30 com Chokito e banda; às 19h30min é a vez da Bateria da Vila Carvalho; e às 21h, do Grupo Sampri. 

 

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.