Glaucea Vaccari
06/11/2020 11:02
Número de casos diários da Covid-19 tem se mantido estável em Mato Grosso do Sul, com tendência de queda, mas os casos graves diminuíram, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Secretária adjunta, Christine Maymone, chegou a essa conclusão devido ao número de internações, enquanto o de casos continua na mesma média.
“Temos queda no número de internações, isso é fato e vem acontecendo há pelo menos um mês, está diminuindo os casos graves da doença, mas não os casos da doença”, disse Christine.
“Sabemos pela ciência que 80% dos casos são considerados leves e não tem necessidade de internação, mas a partir de qualquer sinal e sintoma, deve ir a uma unidade de saúde mais perto da sua casa”, acrescentou.
Nesta quinta-feira (6), dos 3.785 casos ativos de Covid-19, há 228 pacientes internados nos hospitais do Estado, sendo 119 em leitos clínicos e 112 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
No pico da pandemia, Mato Grosso do Sul chegou a ter cerca de 550 pessoas internadas.
As outras 3.357 estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves ou assintomáticas.
Com relação aos casos, foram 543 novos e cinco mortes confirmadas nas últimas 24 horas.
Vítimas tinham idades entre 32 e 84 anos e eram de Campo Grande, Naviraí, Miranda, Porto Murtinho e Três Lagoas. Todas com comorbidades.
“Tudo indica que essa semana será um pouco menor [as confirmações], mas nem por isso devemos dizer que está sob controle, estamos em estabilidade. Embora tenhamos diminuído internações, nossos casos continuam com frequência, nossa linha continua alta e estável”, disse a secretária adjunta.
Com os novos resultados positivos, Estado ultrapassou a marca de 84 mil casos confirmados, contabilizando 84.159 desde o início da pandemia, com 78.740 já recuperados.
Taxa de letalidade continua em 1,9% e a taxa de contágio também permanece em 0,93%.