Clique aqui e veja as últimas notícias!

SAÚDE ANIMAL

Castração de felinos no Centro de Controle de Zoonoses passa a ser por hora marcada

A medida foi criada para evitar grande circulação de pessoas no local. Na quarta-feira (20), serão abertas 540 novas vagas para o atendimento
19/01/2021 13:03 - Gabrielle Tavares


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai abrir agenda ás 8h de quarta-feira (20) para castração de 540 felinos. A partir de agora, o horário do atendimento será impresso no protocolo do agendamento, que é realizado todo dia 20 de cada mês.

O tutor do animal poderá escolher a data que acontecerá a castração, mas o horário será gerado automaticamente.

O agendamento foi criado para evitar aglomerações no momento de deixar o animal no CCZ. “Dessa forma, cada um chega no horário agendado, evitando que cruzem entre si e reduzindo as possibilidades de contágio pelo coronavírus”, explica a coordenadora do centro, Juliana Rezende.

Últimas notícias

As 540 vagas para castração são dividias entre a população e protetores de animais que estão em um cadastro prévio do CCZ. O agendamento é feito on-line e está disponível somente para gatos.

O atendimento no CCZ foi suspenso em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus, e só retornou em julho do mesmo ano. A castração não é invasiva e na maioria das vezes o gato volta da clínica no mesmo dia em que a cirurgia é feita.

No pós-operatório, o animal precisará ser medicado nos dias subsequentes da cirurgia e pode ser necessário o uso de um colar protetor, ou uma roupinha pós-cirúrgica, para proteger o local da cirurgia e facilitar a recuperação.

Regras

Para a castração, o animal não pode ter menos de 6 meses nem pesar menos de 2 quilos;

No dia do procedimento devem ser apresentados comprovante de residência, documentos utilizados no cadastro que comprovem o agendamento.