Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Centro de Triagem para atender casos suspeitos abre na segunda-feira

Serão 120 profissionais da saúde e a capacidade é de atender até 800 pessoas ao dia
21/03/2020 12:55 - Daiany Albuquerque


 

A Prefeitura de Campo Grande abre, a partir das 14h de segunda-feira (23), um Centro de Triagem para atender casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. O parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, foi o local escolhido para abrigar essa medida. A capacidade de atendimento deve ser de cerca de 800 pessoas por dia.

“Aqui vai ser o primeiro Centro de Triagem do Centro-Oeste. Aqui ele vai fazer a triagem, é para pessoas chegar e ser examinado, é a prevenção, detectou já vamos cuidar, declarou o prefeito de Campo Grande Marcos Trad (PSD).

Na manhã de sábado (21) funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) estiveram no parque para detalhar como seria o funcionamento do local. Alguns materiais, como cadeiras e mesas, já estavam no local.

Para o atendimento no local foram adquiridos pela Sesau equipamentos a laser, como 20 termômetros, 20 oxímetros de dedo e 20 aferidores de pressão de pulso. “São equipamentos esterilizáveis com álcool 70º”, declarou o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Daniel Soranz, que é coordenador do programa de intercâmbio com a secretaria municipal.

“Os pacientes passarão pelo atendimento médico, receberão medicamentos, orientações para a quarentena e o atestado médico em caso de necessidade.

Os pacientes entrarão e sairão por locais diferentes”, explicou Soranz.

No local, os profissionais avaliarão se o caso deverá ser notificado ou não. “A recomendação é que pacientes que tenham sintomas leves e não tenham necessidade de pegar medicação ou atestado fiquem em casa, evitem contato com os outros, caso eles tenham algum tipo de dúvida e queiram estar presencialmente aqui é o local ideal”.

De acordo com o secretário de Saúde da Capital, José Mauro Castro Filho, além Centro, a prefeitura também deve iniciar, na próxima semana, o serviço de Tele consulta. “Vai ser oferecido com profissionais, principalmente para pacientes de risco, acima dos 60 anos. Os profissionais que não vão estar na linha de frente vão estar pelo telefone”.

Ainda conforme Soranz, o funcionamento do local será das 8h às 20h, mas apenas na segunda-feira o atendimento ao público começa às 14h devido a um treinamento que será dado aos profissionais que atuarão no centro pela manhã.

Para manter os pacientes em uma distância segura um do outro, a organização decidiu tomar o cuidado de manter as pessoas em esperas separadas e segmentadas. “Terá uma boa orientação de fluxo, separação com grade e mobiliário específico”, afirmou o pesquisador.

Conforme Castro, à medida que for necessário, a secretaria poderá implantar outros centros como este do Ayrton Senna em outras localidades.

Os profissionais que trabalham na limpeza do local também recebeu orientações de prevenção. “Mais do que nunca essas pessoas são importantes porque o fluxo de pessoas que vão circular por este local vai aumentar muito e a limpeza é essencial. Por isso tivemos uma conversa com eles, para que eles também não descuidem da própria saúde”, disse o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

 

Felpuda


Dia desses, há quem tenha se lembrado de opositor ferrenho – em público –, contra governante da época, mas que não deixava de frequentar a fazenda de “sua vítima” sempre que possível e longe dos olhos populares. Por lá, dizem, riam que só do fictício enfrentamento de ambos, que atraía atenção e votos. E quem se lembrou da antiga história garantiu que hoje ela vem se repetindo, tendo duas figurinhas carimbadas nos papéis principais. Ô louco!