Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

REFRESCO

Garoa na região de Corumbá alivia calor e ajuda no combate aos focos de incêndio do Pantanal

Brigadistas do Prevfogo/Ibama registraram a chuva fina na manhã de ontem
20/09/2020 16:10 - Marcos Pierry


Ainda não foi suficiente para apagar o fogo que toma conta do Pantanal. Mesmo assim, as pancadas de chuva que ocorreram, durante a manhã de sábado, na região de Corumbá, levaram um pouco de alívio para a fauna e a flora às margens da Estrada Parque.

A pequena quantidade de águas pluviais não chegou a ter impacto visível sobre a camada de fumaça que tem reduzido bastante a visibilidade e deixado o ar pesado na zona urbana da cidade.

A precipitação foi flagrada pelas brigadas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“As brigadas estavam tentando identificar alguns incêndios na região e se depararam com uma garoa, próximo do Passo do Lontra, e também registraram uma chuva pequena dentro do território indígena do Kadiwéu”, diz o brigadista Alexandre Pereira.

Apesar de reconhecer o baixo volume das chuvas, Pereira afirma que as pequenas garoas já ajudam a aumentar a umidade relativa do ar, diminuir a temperatura e aumentar a umidade do solo.

“Isso faz com que os incêndios florestais diminuam de intensidade, facilitando o controle, o combate a sua extinção”, explica o bombeiro florestal, que torce para a previsão de mais chuva se confirmar.

 
 
Veja a garoa próximo ao Passo do Lontra, em Corumbá - Brigadista Alexandre Pereira
 
A chuva deu uma refrescada na área da reserva indígena dos Kadiwéu - Brigadista Alexandre Pereira
 
 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...