Municípios da região sul do estado, que já registraram diversos estragos por conta das chuvas, voltaram a ser atingidos por chuvas fortes, com rajadas de vento e granizo nesta sexta-feira (4). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta instabilidade deve continuar até domingo (6).
De acordo com a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet, até as 15h desta sexta-feira, o município que registrou o maior acumulado de chuvas foi Juti, onde choveu 58 milímetros, seguido de Sete Quedas, com 38 mm. Os município estão entre os 14 do estado que decretaram situação de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas.
Em Bela Vista, moradores relataram que uma chuva de granizo atingiu a cidade por cerca de 15 minutos. Um leitor do Portal Correio do Estado enviou imagens e disse que as pedras de gelo tinham tamanho de uma moeda.
Neide disse que no município foram registrados 2 mm de chuva, com rajadas de vento de 21,3 km/h. Conforme a meteorologista, chuvas de granizo geralmente ocorrem em forma de pancadas e, por este motivo, não foi registrado acumulado significativo.
Em Iguatemi, onde chove ininterruptamente a mais de 20 dias, a prefeitura estima um prejuízo de mais de 1,6 milhão para recuperação do asfalto, bueiros e drenagens que foram destruídas pelas chuvas. Ponta Porã e Cassilândia também registraram chuvas fortes nesta sexta-feira, segundo o Inmet.
De acordo com a meteorologista, a presença do fenômeno El Niño favorece as áreas de instabilidade e a ocorrência de chuvas em acumulados significativos. O grande volume de chuvas em curto espaço de tempo provoca alagamentos e inundações, como os que estão sendo registrados no estado.
Ainda segundo o Inmet, o tempo vai continuar instável, com ocorrência de pancadas de chuva fortes em pontos isolados, principalmente nas regiões sul e sudoeste. No domingo (6), estão previstas temporais, com chuvas fortes acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo em áreas isoladas.
A partir de segunda-feira (7) as chuvas devem ocorrer de forma mais fraca e volta a chover forte na próxima quinta-feira (10).
ESTADO DE EMERGÊNCIA
Nessa quinta-feira (3), o governo do Estado reconheceu situação de emergência nos 14 municípios da O governo do Estado reconheceu situação de emergência nos 14 municípios da região sul que sofreram prejuízos com as fortes chuvas no mês de novembro.
Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado são as cidades abrangidas pelo decreto.
Segundo a Defesa Civil, foram danificadas 24 pontes e 43 foram totalmente destruídas. Também foram verificados danos em 11 rodovias estaduais e 13 municipais, sendo destruídas quatro rodovias municipais em Naviraí.
O decreto oficializa o início da força-tarefa para recuperação e restabelecimento de serviços essenciais. As cidades também poderão receber recursos do governo federal para reconstruir áreas atingidas.