A Cidade do Natal será inaugurada hoje, às 19h, nos altos da Avenida Afonso Pena, com show da dupla de palhaços Patati e Patatá – a previsão inicial era de que o local fosse aberto amanhã. Segundo a Prefeitura de Campo Grande, a expectativa é de que ao menos 15 mil pessoas participem do evento de abertura. O espaço deverá ficar aberto para visitação até o dia 9 de janeiro de 2012.
De acordo com primeira-dama de Campo Grande, Maria Antonieta Trad, a visitação será aberta, diariamente, a partir das 10h. Alguns brinquedos e atividades – como a pista de patinação no gelo– são começam a funcionar no período da tarde. "São brinquedos que precisam de manutenção diária em um período e não podem funcionar todo o tempo", diz Maria Antonieta. Ela informou que a pista de patinação foi testada duas vezes, para garantir a segurança aos usuários.
Na programação, o único show previsto de artistas nacionais será o dos palhaços Patati e Patatá. A primeira-dama afirmou que eles foram escolhidos para a abertura das atividades porque "despertam a sensação de infância e inocência. As músicas deles são conhecidas pelas crianças, são letras do bem, que mostram bons exemplos e é disso que precisamos para o Natal, de mensagens positivas".
Ela afirma que o show da dupla de palhaços deverá despertar "a criança que existe em cada um de nós. Os adultos perderam a sensibilidade e o show vai ser um momento de retoma-la. Quando a gente perde a criança que existe dentro de nós, também perdemos a capacidade de enxergar a beleza da vida".
Depois da noite de abertura apenas artistas regionais passam a se apresentar na Cidade do Natal. Entre as atrações estão corais, trupes, grupos de teatro, além de bandas e músicos. Essas atrações começam às 19h, todos os dias.
Trânsito
Para controlar o tráfego de veículos no horário da abertura da Cidade do Natal, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) vai destacar 12 agentes para atuar no local. O chefe de fiscalização da agência, Carlos Guarini, explica que não haverá trânsito de veículos na Afonso Pena, entre a rua Coronel Cacildo Arantes e a entrada do Parque dos Poderes – trecho com cerca de mil metros na entrada da Cidade do Natal. "Vai haver muita movimentação de pessoas e crianças. Para garantir a segurança dos pedestres não vamos permitir a circulação de carros e motos nesse trecho", disse Guarini.
Agentes de trânsito vão continuar no local nos demais dias de atividades da Cidade do Natal, mas não há previsão de interdições. "Vamos verificar depois da inauguração a necessidade de outras intervenções, mas a princípio não terá", afirmou o chefe de fiscalização da Agetran.
Ônibus gratuito
Para atender o público que quiser participar da solenidade de inauguração da Cidade do Natal, uma linha especial (050) de ônibus sairá do Shopping Campo Grande até o local. Os veículos do transporte coletivo vão circular a cada 15 minutos, a partir das 18h20min.
Leia mais no jornal Correio do Estado