Nos altos da Avenida Afonso Pena, às 10 horas da manhã já era possível registrar uma temperatura de 35º graus em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O calor intenso e a umidade relativa do ar em cerca de 15% tornam o final do inverno difícil, principalmente para quem deseja aproveitar o tempo ao ar livre.
O engenheiro José Júnior, 63 anos, caminha todos os dias na Avenida Afonso Pena. “Faço cerca de 8km todo dia, vou até o Corpo de Bombeiros”, explica. Sofrendo com o calor, ele confessa que a elevação da temperatura prejudica o bem estar no cotidiano. “Está muito difícil praticar atividade física, muito vento, a umidade está baixa, eu acabo cansando mais do que antes apesar de percorrer o mesmo trecho”, explica.
Apesar das temperaturas permanecerem amenas até o final de agosto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , os próximos dias serão de tempo quente e seco em todo o Estado. A explicação científica do Instituto aponta para uma massa de ar quente que atingiu as diversas regiões de Mato Grosso do Sul, entre elas, o leste, sul, centro, norte, sudoeste e o Pantanal. Há risco de aumento de inflamabilidade e de alastramento de incêndios.
Só hoje foram realizados dois atendimentos a incêndios, sendo o primeiro em um terreno no bairro Marajoara e outro próximo ao Comper Bandeirantes.
Saúde
Além do risco de queimadas, os problemas de saúde costumam aumentar nesta época do ano. O ideal é intensificar a hidratação e evitar a prática de exercícios físicos após as 10h da manhã e antes das 16h da tarde, quando as temperaturas são mais elevadas.
“Eu prefiro sair quando o clima está mais fresco, mas para evitar qualquer problema, tem que beber muita água. O ar está muito seco e com certeza isso atrapalha na prática do exercício físico”, afirma o corretor de seguros, César Giroto, 46 anos.
Primavera
A primavera no hemisfério sul começa no dia 23 de setembro, concedendo um fim oficial ao inverno. A média de temperatura na estação permanece em 31º graus, porém, em alguns municípios do Estado, a máxima deve alcançar os 40º graus, conforme informações do Inmet.