Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

LIXO

Coleta seletiva será retomada após 40 dias de suspensão

Serviço volta a funcionar nesta sexta-feira e seguirá cronograma já conhecido da população
07/05/2020 18:10 - Daiany Albuquerque


 

A coleta seletiva em Campo Grande será retomada nesta sexta-feira (8) após passar mais de 40 dias suspensa. De acordo com a CG Solurb, concessionária responsável pelo serviço de coleta e tratamento do lixo na Capital, o cronograma a ser atendido será o já conhecido pela população.

Apesar de a coleta já estar de volta amanhã, a UTR (Unidade de Triagem de Resíduos) só teria suas atividades normalizadas na segunda-feira, conforme plano de contenção, com medidas de biossegurança, aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

A coleta seletiva foi paralisada por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. O mapa com datas e horários por onde ela passará está disponível no site da empresa. Conforme a concessionária, em média são coletadas na cidade de 25 a 30 toneladas de lixo reciclável, que corresponde a 2,5% do total de lixo coletado na Capital.

A empresa orienta a população para que, por conta da pandemia, não descarte máscaras e luvas no lixo reciclável, para evitar contaminações dos funcionários. “Nas casas onde moram pessoas com sintomas ou que tenham contraído o coronavírus a orientação é que todo o material reciclado continue sendo acondicionado com o lixo comum, em sacos bem fechados”.

Na UTR, continuarão afastados do trabalho quem tiver mais 60 anos, gestantes e pessoas com morbidades pré-existente. Dos 134 cooperados cadastrados, só poderão atuar 95 por dia, para garantir distanciamento mínimo de 2 metros entre eles.

O plano de contenção estabelece o tipo de vestuário que cada um terá de usar, necessidade de usar boné; botina de segurança; luva resistente a corte e esfoliações; máscara de segurança e garrafa de água de uso individual. O material coletado num determinado dia ficará 24 horas em quarentena, antes de serem processados.

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...