Corumbá é a cidade mais quente do Brasil neste domingo (19), de acordo com medição do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Os termômetros chegaram a marcar 41.3ºC, com sensação térmica de 44.2ºC. Além disso, dos 20 municípios mais quentes do Brasil, seis são de Mato Grosso do Sul.
Segundo o levantamento, a segunda cidade mais quente do Estado foi Água Clara, sendo também a terceira mais quente do país, com temperaturas de 41.1ºC.
Em seguida, outra cidade mais quente neste domingo foi Três Lagoas, com 41.8ºC, seguida por Coxim (40.5ºC), Jardim (39.7ºC) e Ribas do Rio Pardo (39.2ºC).
Desde ontem, às 15 horas, está em vigor em Mato Grosso do Sul o potencial risco de onda de calor que deve durar até às 20 horas de amanhã (20) com temperaturas até 5ºC mais altas que as médias normais.
De acordo com o Inmet, há "leve risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias".
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, um anticiclone em médios níveis está contribuindo para a manutenção de dias quentes e secos.
Últimas notícias
Ao mesmo tempo que as temperaturas sobem, os níveis de umidade relativa do ar caem em todo Estado. Nas horas mais quentes do dia os índices variam entre 10 a 20%.A umidade relativa do ar abaixo de 12%, oferece grande risco de incêndios florestais e também à saúde, pois pode agravar doenças pulmonares, dores de cabeça, entre outras.
A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco a população deve:
- Beber dois litros de água por dia
- Evitar atividades físicas das 9h às 17h
- Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
- Evitar exposição solar
- Hidratar a pele
- Evitar ambientes fechados
- Evitar uso de fogo
- Usar roupas claras
- Manter ventilação dentro de casa