Cidades

BOA DE BRIGA

Com a Zig, Dafra estréia na categoria CUB

Com a Zig, Dafra estréia na categoria CUB

ALDO TIZZANI, AGÊNCIA INFOMOTO

22/01/2010 - 07h11
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Lançada no Salão Duas Rodas 2009, em outubro, o Zig é o primeiro modelo da Dafra Motos na categoria CUB. Prática e fácil de pilotar, a pequena moto de 100 cc é uma boa alternativa ao transporte coletivo e aos motociclistas iniciantes, já que traz câmbio rotativo e embreagem centrífuga, comum do segmento liderado pela Honda Biz, no Brasil. De origem chinesa, a Zig conta ainda com partida elétrica, rodas de liga leve e freio a disco na dianteira como itens de série. A expectativa da marca é comercializar 15 mil unidades do modelo já no próximo ano. O preço sugerido é de R$ 4.710. Apesar de ser carburada, a Zig já atende as normas da terceira fase do Promot (Controle de Poluição do Ar por Motocicletas e Veículos Similares). Para se enquadrar à regulamentação ambiental para a emissão de gases, a Dafra Zig ganhou catalisadores. Motor e câmbio Muito parecido com o utilizado na aposentada Yamaha Crypton, o motor da Zig é um monocilíndrico, OHC (comando simples no cabeçote), quatro tempos, duas válvulas com refrigeração a ar. O propulsor gera 7,8 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 0,82 kgf.m a 6.000 rpm. Com apenas 101,8 cm³ de capacidade cúbica, o desempenho do propulsor não é de arrepiar, mas está de acordo com sua proposta urbana. Na prática esta CUB tem força suficiente para largar na frente dos carros quando o farol abre, além de ter baixo consumo de combustível. Rodando exclusivamente na cidade, o modelo fez 34,5 km/l. Um dos defeitos do propulsor é que, mesmo equipado com balanceiro, grande parte da vibração é sentida pelo piloto por meio das pedaleiras. Já seu sistema de transmissão é o típico das motos CUB – câmbio rotativo de quatro marchas, com embreagem centrífuga semiautomática, ou seja, não há manete de embreagem, basta pisar no pedal de câmbio para trocar as marchas. Fácil de pilotar, a Zig pode ser usada tanto em condomínios fechados, em ruas tranquilas do interior do País, como também para enfrentar o trânsito dos grandes centros. Ela não foi feita para o trabalho pesado, mas sim para servir de meio de transporte. Neste projeto ficou claro que a Dafra privilegiou a dirigibilidade em detrimento à funcionalidade. Pois a Zig conta com roda de 17 polegadas na traseira em vez da tradicional medida de 14 polegadas. Em função da roda maior, não há espaço na Zig para transportar pequenos objetos ou guardar o capacete sob o banco. Mais estreito que a concorrência, o assento em dois níveis é revestido com tecido antiderrapante. “Esbelta”, a CUB da Dafra se sai bem na difícil tarefa de trafegar entre os carros. Ciclística Com 95 quilos de peso a seco, a Zig traz em sua parte ciclística soluções clássicas. Na dianteira, garfo telescópico com 70 mm de curso e freio de disco simples de 220 mm de diâmetro, mordido por uma pinça de dois pistões. Na traseira, suspensão bichoque com 55 mm de curso e freio a tambor. Nas esburacadas ruas e avenidas da cidade de São Paulo, o conjunto de suspensão “aguentou bem o tranco”. Mas dentro de suas características, limitações e proposta, a motinho prefere pisos em bom estado. Para auxiliar neste trabalho de amortecimento e frenagem, a CUB da Dafra está calçada com pneus nacionais fabricados pela Levorin - 2.50-17 38P (Diant.) e 2.75-17 47P (Tras.). Apesar de a roda dianteira estar equipada com freios a disco, o sistema não apresentou tanta eficiência como se esperava. Nos acionamentos mais exigidos, a roda dianteira puxava para a direita. Segundo a área de desenvolvimento da marca, o problema foi detectado apenas na unidade testada. Já o freio traseiro, a tambor, apresentou desempenho exemplar. Simples, o painel de instrumentos traz velocímetro e hodômetro, além de indicadores do nível de combustível, acionamento dos faróis, seleção de marchas e de mudança de direção. A Zig tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores amarela, preta, prata e vermelha.

Logística

MSVia: obras na BR-163 em Mato Grosso do Sul começam em junho

Leilão sem concorrência ocorreu nesta quinta; investimentos somam R$ 16,5 bilhões; primeiras obras priorizam renovação do piso, terceiras faixas e duplicações

22/05/2025 14h28

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São Paulo

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São Paulo Reprodução

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A ordem de serviço para início das obras na BR-163 em Mato Grosso do Sul começa no mês de junho, informou o vice-presidente da Motiva (novo nome do grupo CCR), Eduardo Camargo.

As informações foram dadas logo após o leilão simplificado que garantiu à empresa a concessão da rodovia por mais 29 anos, ocorrido nesta quinta-feira (22), na B3, em São Paulo.

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São PauloTrecho do Anel Viário em Campo Grande, que deve ser duplicado/Gerson Oliveira

A assinatura do termo aditivo do contrato de concessão, que muda os critérios para os estabelecidos no leilão desta quinta-feira, será no mês de agosto, informou o executivo da Motiva. Em Mato Grosso do Sul, a empresa manterá o nome MSVia.

Não houve concorrência no leilão. Conforme o representante da Motiva, a tarifa de R$ 7,50 por 100 quilômetros deve fazer com que o preço do pedágio atual na rodovia seja mantido. Outros players, segundo apurou o Correio do Estado, não conseguiram, em seus estudos, oferecer uma tarifa inferior a R$ 12 por 100 km.

A operação da BR-163 abrange um trecho de 847,2 quilômetros. O leilão da rodovia, que atravessa Mato Grosso do Sul de sul a norte, entre as cidades de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, e Sonora, na divisa com o Mato Grosso, é o primeiro do tipo otimizado.

“A nova modelagem permite reequilibrar contratos vigentes com base em critérios técnicos, metas claras, indicadores de desempenho e maior controle social — sem a necessidade de aguardar o término da concessão atual. O modelo foi validado por órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), o que garante segurança jurídica e reforça a credibilidade do processo perante o mercado”, informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a importância desse leilão vai além dos aspectos técnicos e inaugura uma transformação estrutural no setor de concessões rodoviárias no país.

“Pode parecer clichê, mas de fato hoje é um dia histórico. Porque nenhum local do mundo fez ou tem feito algo que nós aqui estamos fazendo. E, quando chegamos à ANTT, em 2021, tínhamos o pensamento, além de fazer grandes leilões, de solucionar o que denominávamos de ativos estressados. Mas, na verdade, não era o ativo que estava estressado — era o regulador, o concessionário. Sobretudo, era o usuário que estava estressado, porque não havia investimento, atendimento esperado, e não adiantava explicar. Faltava um grande ingrediente para enfrentarmos isso: coragem e institucionalização de uma questão que era premente”, disse.

O contrato original de concessão da rodovia foi assinado em 2014, mas enfrentou obstáculos, sobretudo durante a crise econômica de 2016 e 2017, o que fez com que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) interrompesse o financiamento para a duplicação da rodovia à época, somado à redução de movimento na rodovia causada pela diminuição da demanda durante a crise.

Neste novo ciclo estão previstos investimentos de R$ 16,5 bilhões, sendo R$ 9,3 bilhões em melhorias e ampliação da capacidade (Capex) e R$ 7,2 bilhões com custos operacionais (Opex).

Conforme a ANTT, o potencial estimado de geração de empregos diretos, indiretos e por efeito-renda é de 134 mil postos.

Primeiras obras

As primeiras obras na BR-163, apurou o Correio do Estado, serão de melhoria do piso e término de algumas duplicações que foram interrompidas na década passada, cujo trabalho de aterramento e terraplenagem está bastante adiantado.

O maior trecho da rodovia a ser duplicado compreende a intersecção entre as cidades de Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes, passando pelo Anel Viário de Campo Grande.

A duplicação do Anel Viário, conforme o cronograma, deve ser entregue até 2030, após cinco anos da assinatura do termo aditivo do contrato.

A BR-163 conecta 16 municípios de norte a sul do estado, como Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora.

Veja o que o projeto contempla:

  • 203,02 km de duplicações
  • 147,77 km de faixas adicionais
  • 28,82 km de contornos urbanos
  • 22,99 km de vias marginais
  • 6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
  • 7 interseções tipo trombeta
  • 6 correções de traçados
  • 1 trevo completo
  • 67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
  • 22 retornos em X
  • 22 passarelas
  • 40 retornos em U
  • 49 trechos com iluminação em curvas
  • 379 acessos
  • 56 passagens de fauna
  • 144 pontos de ônibus
  • 55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
  • 3 pontos de parada e descanso
  • 17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs)

 

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EDUCAÇÃO

Inscrições do Enem começam na próxima segunda-feira

Em 2024, em Mato Grosso do Sul, 51.199 estudantes fizeram a prova

22/05/2025 13h30

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Divulgação

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A partir da próxima segunda-feira (26), estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições seguem até o dia 6 de junho e as provas serão  aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou, no dia 9 de maio, as datas das inscrições e da aplicação do exame. Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, serão publicados em breve no edital que regulamentará a seleção.

Em 2024, em Mato Grosso do Sul, 51.199 estudantes fizeram a prova, um aumento significativo com relação a 2023, quando o total chegou a 47.470, cnforme informações do Ministério da Educação - (MEC).

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

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