Foi apresentado nesta sexta-feira (9) pela secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, o Programa Rede Solidária, que será lançado oficialmente no dia 13 de novembro, no Bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. no local estão sendo finalizados obras de prédio que abrigará ações voltadas para educação, cultura, esporte, capacitação profissional e empreendedorismo.
Durante a fase piloto, o governo prevê atender 850 famílias inseridas nos programas Vale Renda e Bolsa Família. O principal público-alvo serão as crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre 6 e 18 anos.
A primeira unidade do Rede Solidária levará o nome da ex-primeira dama Ruth Cardoso. Seu esposo, Fernando Henrique Cardoso, tem presença confirmada na inauguração da primeira unidade do projeto que teve investimento de R$ 500 mil. Outras parcerias serão fechadas a fim de intensificar as ações e combater indicadores de vulnerabilidade social graves como, por exemplo, o fato de 7,42% da população do Estado não saber ler e escrever.
“Nossa intenção é atender as sete regiões de Campo Grande e municípios do interior, porém isso deve ocorrer depois de ajustes no início de 2016. Nosso objetivo é que 1,6 mil pessoas sejam atendidas por semana na primeira unidade e também vamos fazer a chamada de voluntários para credenciamento e qualificação”, explicou a secretária Rose Modesto.
O governador Reinaldo Azambuja, por sua vez, ressaltou que essa será uma rede de transformação em que o governo atuará de forma intersetorial com auxílio de empresários e do terceiro setor. Ele ainda pontuou que serão destinados R$ 200 mil para a manutenção do espaço, porém a intenção é de que as parcerias possam contrabalancear os investimentos próprios do Governo do Estado.
Na ocasião, também foi assinado termo de cooperação com representante da Organização da Nações Unidas (ONU) para o cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que será a base do projeto a ser iniciado em novembro.