Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AJUDE!

Com estoque zerado, Hemosul convoca doadores de plaquetas

Preocupação é com pacientes internados com dengue, que necessitam do material
28/02/2020 18:28 - Da Redação


O Hemocentro Coordenador do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Hemosul), em Campo Grande, está convocando doadores de sangue para auxiliarem na reposição do estoque de plaquetas que estão zerados. A convocação é para doadores dos tipos A, O, B e AB, negativo ou positivo.

Todos os hospitais públicos e privados do Estado recebem o material do Hemosul, e segundo a autarquia, há muitos pacientes oncológicos e com dengue grave que necessitam de plaquetas.

Plaquetas são células brancas do sangue produzidas pela medula óssea que tem como função, formar uma barreira nos vasos lesionados impedindo a ocorrência de hemorragias, e auxiliando na defesa do organismo.  

Para doar sangue ou se tornar um doador é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. A frequência de doação é diferente entre homens e mulheres.  Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.

O Hemocentro Coordenador está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro, e funciona das de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...