Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Cidades

Brasil/Mundo

A+ A-

Com nota 900 em redação, presidiária é aprovada no Sisu para universidade federal

Com nota 900 em redação, presidiária é aprovada no Sisu para universidade federal

uol

27/01/2012 - 09h15
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp
Continue lendo...

Se não tivesse de pagar 25 anos de reclusão, a alegria da paulista Cynthya Corvello, 40, seria completa. Detenta do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, único presídio feminino do Ceará, Cynthya fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguiu se classificar na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) para uma vaga em História na UFC (Universidade Federal do Ceará).

“Na realidade, não imaginava que fosse conseguir. Não achava que tinha capacidade intelectual”, descreve, emocionada. Cynthya foi condenada a 25 anos de reclusão, em regime fechado, por coautoria em duplo homicídio seguido de roubo, ocorrido há quase 20 anos, em 1993. O problema é que ela ficou foragia até 1998, quando resolveu apresentar-se numa delegacia do Ceará. “Fiquei presa de 1998 a 1999, depois consegui um semi-aberto até o julgamento, em 2006”. Condenada a 25 anos e quatro meses, ela pagou, até agora, dois anos e sete meses da pena.

A decisão de se inscrever no Enem veio de um estímulo de umas professoras dos EJA (Educação de Jovens e Adultos), que dão aula no presídio feminino. “A Magnólia me estimulou dizendo que a prova era muito mais para saber se as teorias da sala de aula se aplicam no cotidiano dos alunos”, conta. No presídio, outras 14 detentas também fizeram o Enem. Seis delas conseguiram certificação do ensino médio.

Cynthya já havia terminado o Ensino Médio há vários anos, mas assistia, vez ou outra, às aulas como ouvinte na turma de terceiro ano no presídio. Na maior parte do tempo, ela se dedica à organização da biblioteca. E é lá que reserva espaço para seus autores favoritos: Nietzsche, Lya Luft, Kafka. E foi também no meio dos livros, com sua jornada de 4 horas na biblioteca que ela conquistou mais de um ano de remissão da pena.

Se a presidiária somar os dias de remissão de pena que ganhou – ela recebe um dia de liberdade a cada três trabalhados – ela teria direito ao regime semiaberto daqui oito meses. “Vou ter que contar com a boa vontade do juiz”, disse. O pedido para a liberação para as aulas já foi feito, pela Defensoria Pública, através do Núcleo para Presos Condenados, que acompanha o caso de Cynthya. O resultado deve sair antes do começo das aulas. 

Inscrição sob escolta

Para conseguir se inscrever na primeira chamada da universidade, Cynthya precisou contar com a sorte e boa vontade dos funcionários da UFC. Logo que soube do resultado, pediu que o pai, que mora em São Bernardo do Campo, em São Paulo, mandasse os documentos necessários, pelos Correios: histórico escolar e comprovante de segundo grau (o atual ensino médio). O material não chegou em tempo hábil.  Ela teve de se inscrever com cópias. 

E, com autorização judicial, chegou “aos 47 minutos do segundo tempo”, minutos depois do término das matrículas. “Tivemos de ligar e explicar tudo para eles”, diz, aliviada. Uma escolta de policiais militares acompanhou Cynthya até o Campus do Pici, da UFC, onde era realizada a matrícula.

Na sua opinião, foi a sua boa pontuação na redação que fez com que ela garantisse a aprovação. Ela atingiu a nota de 900 – o máximo é de 1000 pontos.

A pré-universitária conta que está preparada para um possível preconceito que possa sentir nas salas de aula da universidade. “É um assunto complexo. Se eu tiver vergonha da minha situação de presa, não posso querer que as pessoas me tratem com respeito”, afirma.

Noel Pantaneiro

Natal na feira central começa nesta terça-feira com show, sobá com desconto e voo de balão

No primeiro dia de evento o sobá estará com 10% de desconto, terá apresentações culturais, voos de balão e entrada gratuíta

11/12/2023 16h30

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Na terça-feira (12) os locais que aderiram a programação vão ofertar sobá com 10% de desconto

Continue Lendo...

Demonstrando que Noel é um dos amantes de um dos pratos queridinhos da Feira Central, inicia nesta terça-feira (12) a programação para se deleitar saboreando prato tradicional e ainda curtir a programação com toda família. O sobá estará sendo vendido com 10% de desconto nos restaurantes que estão participando da ação. 

Para encantar o campo-grandense, Papai Noel encostou o trenó e chega ao estilo pantaneiro em sua montaria acompanhado da cavalgada do Clube do Laço Comprido (CLC). Após a chegada triunfal será a abertura da 19ª edição da RuralTur, a maior feira de turismo rural do Brasil promovida pelo Sebrae e, neste ano, sediada pela feirona.

 

 

Mas atenção que somente no dia da abertura o sobá estará com 10% de desconto. Uma boa para levar toda a família. A Feira Central estará aberta todos os dias entre 12 a 24 de dezembro.

Confira a programação

Para amantes das alturas, no dia 12 de dezembro, além de curtir a música com os cantores  Lye Meireles e Santhiago, serão sorteados 20 ingressos para balonismo em que o contemplado poderá contemplar um dos céus mais bonitos do país. Está pensando que acabou? Depois da adrenalina no mesmo dia tem o show com a dupla João Haroldo e Betinho. A entrada é gratuita.

Campanha Natal da Feirona

Além disso, a cada R$ 100 reais em compras em qualquer estabelecimento da feira o consumidor recebe um cupom para concorrer a um Iphone 15 Pro Max, de 256GB, que será sorteado no dia 30 de dezembro. Se quiser conferir as regras do sorteio basta acessar o perfil da Feira no Instagram: @feiracentralcg

E quem ficou com gostinho de participar da experiência no céu de Campo Grande serão sorteados 20 vouchers para contemplação a bordo de um balão que levanta voo na feirona. Fique atento na agenda que a atividade ocorrerá no próximo dia 12 de dezembro. E pode "colar" às 16h e ficar até o fechar dos portões às 23h. Aos sábados e domingos terá almoço a partir das 11h.

Feira de turismo rural

A Ruraltur é uma feira que percorre todo o país promovida pelo Sebre. Pela primeira vez o evento ocorre em Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos do evento é valorizar as belezas, assim como potenciais e oportunidades do Estado. 

Participam do evento empreendedores de vários estados do país e 150 expositores com ofertas de pacotes especiais de experiências únícas para quem quer vivenciar os destinos locais. 


 
“Para nós é uma honra receber o Sebrae MS, e diversas caravanas do Brasil, no nosso espaço. A Feira Central é sinônimo de cultura e, claro, turismo. Portanto, receber aqui este público tão especial nos deixa felizes para compartilhar a força do turismo regional”, afirma Alvira Appel, presidente da Afecetur (Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande).


 O evento é do Sebrae, com correalização do Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, e apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). Para participar do evento, basta se inscrever gratuitamente pelo site: ruraltur.ms.sebrae.com.br.  
 
Serviço:

Natal da Feira: De 12 a 24 de dezembro

Horário: das 16h às 23h de segunda a sexta e das 11h às 23h aos sábados e domingos.
RuralTur: de 12 a 14 de dezembro no estacionamento da Feira. Inscrições gratuitas: ruraltur.ms.sebrae.com.br.  
 

Prazo final

Última semana: Renegociações do Refis terminam nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de Campo Grande oferece descontos de até 90% nos juros de mora sobre o valor de dívidas de tributos, como o IPTU

11/12/2023 15h20

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Não estão inclusos no Refis os débitos relativos a multas de trânsito e ambientais. Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

O programa de renegociação de débitos da Prefeitura de Campo Grande, conhecido como Refis, entra na reta final. Os contribuintes com dívidas municipais tem até essa sexta-feira (15), para negociar o pagamento com até 90% de desconto.

O Refis 2023 oferece descontos de até 90% nos juros de mora incidentes sobre o valor de dívidas oriundas de tributos municipais, como o IPTU. As negociações podem ser feitas presencialmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) William Maksoud Filho, localizado na Rua Marechal Rondon, 2655, ou online.

O carpinteiro Paulo dos Santos, morador do Parque do Sol, aproveitou o ínicio da semana para quitar suas dívidas.

“Tive R$ 2 mil descontos com o Refis de um imóvel. Todo mundo quer deixar os impostos e dívidas sempre redondinhos, sem dever nada, mas nem sempre isso é possível, muitas vezes acontecem imprevistos financeiros em nossas vidas. Mas se a prefeitura nos ajuda nesse momento, com certeza essa retribuição vem em forma de bênçãos para a nossa cidade”, contou.

De acordo com a prefeitura, 51.674 campo-grandenses já aderiram à campanha. Destes, 9.336 optaram por procurar a CAC presencialmente, enquanto a maioria, 42.338 preferiram negociar por meio da Refis On-line. Para quem quitar à vista os descontos são de 90% e no caso de parcelamento, os descontos chegam a 70%.

Cabe destacar que não estão inclusos no Refis 2023, os débitos relativos a multas de trânsito e ambientais. Já o Programa de Pagamento Incentivado (PPI), proporciona as pessoas físicas ou jurídicas, a remissão de dívidas de tributos municipais ativos os ajuizados,  IPTU, ITBI e ISS.

Parcelamentos

Para quem quitar à vista terá remissão de 90% da atualização monetária e dos juros de mora incidentes sobre o seu valor e das multas; O pagamento parcelado em 6 parcelas mensais e consecutivas, terá remissão de 70%; e para quem optar por 12 parcelas terá remissão de 40%.

O parcelamento em até seis vezes deve ter parcelas mínimas de R$ 100,00. Os parcelamentos de sete a 12 meses devem ter parcelas mensais mínimas de R$ 500,00. Parcelamentos de 13 a 18 meses com parcelas mensais mínimas de R$ 1.000,00. Parcelamentos de 19 a 24 com mensais mínimas de R$ 1.250,00.

Parcelamentos de 25 a 36 meses com mensais mínimas de R$ 1.500,00. Parcelamentos de 37 a 48 meses com parcelas mensais mínimas de R$ 2.000,00 e parcelamentos de 49 a 60 meses com mensais mínimas de R$ 2.500,00.

Negociação online

Os contribuintes podem receber atendimento sem sair de casa, economizando tempo, ausência de filas e eliminando deslocamentos. O atendimento on-line oferece uma experiência conveniente e eficiente, proporcionando benefícios significativos aos usuários. A qualidade desse serviço reside na acessibilidade, permitindo que os contribuintes recebam assistência instantânea sem restrições de horário.

O contribuinte também pode realizar o atendimento via WhatsApp (67) 98471-0487 e (67) 98478-8873 ou pelo telefone 4042-1320. On-line pelo link https://refis.campogrande.ms.gov.br/.

O acesso é via PREFCG (portal de autenticação da prefeitura) e também via GovBr. No site, é preciso fazer um cadastro com login e senha para acessar as formas de pagamento com descontos.

Caso o cidadão já tenha o cadastro, é só inserir o login e a senha de acesso para conferir as oportunidades de desconto.


Assine o Correio do Estado.

MAIS LIDAS

1

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande
atrações

/ 4 dias

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande

2

Por declarações polêmicas, Calypso perde tema de seriado
TAPAS & BEIJOS

/ 10/04/2014

Por declarações polêmicas, Calypso perde tema de seriado

3

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital
DESATENÇÃO

/ 2 dias

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital

4

Campo Grande terá 8 feriadões em 2024; confira e se programe
CALENDÁRIO

/ 1 dia

Campo Grande terá 8 feriadões em 2024; confira e se programe

5

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS
Acidente de trânsito

/ 2 dias

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Fiat revelou nova picape média que chega no começo do ano que vem
NOVIDADES DA SEMANA

/ 2 dias

Fiat revelou nova picape média que chega no começo do ano que vem
Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 3 dias

Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
Exclusivo para assinantes

/ 6 dias

A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Exclusivo para Assinantes

/ 01/12/2023

STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS