Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PANDEMIA

Com previsão de inaugurar na quinta, polo de saúde em parque terá testes rápidos apenas para casos graves

Segundo a Sesau, orientação para utilização dos testes vem do Ministério da Saúde
23/03/2020 12:26 - Bruna Aquino


Com previsão de inaugurar nesta quinta-feira (26), a estrutura de atendimento montada no parque Ayrton Senna, um dos maiores parques de Campo Grande localizado no bairro Aero Rancho, está em fase de finalização. O novo polo de saúde vai atender o maior número de casos suspeitos do novo coronavírus na Capital, mas testes rápidos só serão utilizados em casos considerados graves. Ao todo, são 19 casos confirmados em Campo Grande e dois no interior do Estado (Sidrolândia e Ponta Porã). 

Os atendimentos estavam previstos para começarem hoje (23), mas o start nos trabalhos precisaram ser adiados já que os ajustes na parte de estrutura ainda não foram finalizados, segundo informou a secretaria municipal de saúde (Sesau). 

Com mais tempo,  os profissionais estão participando de capacitações diárias para atender a população. Nesta manhã, servidores da saúde estavam nas estruturas do parque passando por novo treinamento na logística de atendimento. 

Segundo a Sesau, serão cerca de 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares que vão atuar no polo de saúde.

 
 

COMO VAI FUNCIONAR?

Os atendimentos serão realizados todos os dias das 8h às 22h sempre por ordem de chegada, respeitando os critérios de higiene e distância entre cada pessoa. 

O paciente só será atendido, se apresentar alguns dos sintomas como falta de ar, tosse seca e febre. No polo de saúde, estes pacientes serão triados, atendidos e, em casos graves farão o teste rápido onde poderão ser encaminhados para hospital se positivo para o vírus. O hospital Regional Rosa Pedrossian que fica em frente ao parque é o hospital referência para casos de covid-19 e também está com tenda de triagem para atendimento em casos suspeitos. 

A orientação importante da Secretaria de Saúde é que, quem tiver com sintomas leves que não se encaixam para coronavírus devem ficar em isolamento social. 

OUTRAS UNIDADES 
Não será apenas no parque Ayrton Senna que as pessoas poderão procurar por ajuda. As tendas de atendimento além do hospital Regional também estão sendo montadas nas unidades 24 horas de saúde e só irão funcionar após concluídas  e com isso, o trânsito em frente a alguma delas ficará parcialmente interditado durante a utilização das tendas. 

Nesta segunda, a equipe do Correio do Estado esteve na região do bairro Coophavila e registrou a montagem de mais uma estrutura no Centro Regional de Saúde (CRS). 

Com a triagem dos pacientes suspeitos, quando identificados os casos, eles irão para uma sala de isolamento, onde evitarão o contato com os demais, segundo informou a Sesau. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da família (UBSF) estarão funcionando normalmente.
 

*Colaborou Daiany Albuquerque 

 
 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.