Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Máscara deve ter três camadas; aprenda como fazer

A higienização dos equipamentos deve ser feita com água sanitária
20/06/2020 12:06 - Gabrielle Tavares


A máscara virou item obrigatório em diversas partes do mundo, mas agora o item de segurança precisa ser revisto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou atualização para seu uso neste mês.

Agora, a máscara deve ter três camadas de tecido para evitar a disseminação no cotidiano, com uma camada interna de algodão, outra camada externa de material hidrofóbico, como o poliéster, e uma camada intermediária feita de material sintético, entre eles, o polipropileno.

A professora do curso de enfermagem da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Ana Lúcia Marran, exemplifica as orientações da OMS. “A que fica em contato com a pele deve ser de um tecido de algodão 100%, a camada do meio deve ser de tecido sintético, como TNT ou usa-se outra camada de tecido de algodão 100%. A camada externa deve ser de um tecido que não absorva água, como o poliéster. Um exemplo de tecido poliéster que pode ser utilizado é o oxford”, ressalta.

Segundo Ana Lúcia, as máscaras podem ser confeccionadas nos modelos planos e bicos de patos. “A máscara tipo bico de pato, ela pode ter uma costura na frente, essa costura deve estar bem fechada, para que a máscara te proteja”, indica.

Além disso, a professora ressalta que os materiais devem ser justas e no tamanho adequado para cada pessoa. Os tecidos com elastano não devem ser utilizados, já que estica quando a máscara é colocada no rosto. O material deve cobrir nariz, boca e queixo. Quando elas apresentam desgastes é recomendável o descarte.

Higienização

A higienização da máscara de tecido é de extrema importância e deve ser feita logo após o uso. Para deixar o item de proteção limpo, remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente, que pode estar contaminada, em seguida faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água, por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável.

Após a água sanitária, lave a máscara usando água e sabão e faça o enxágue em água corrente.

É importante lembrar que a máscara de tecido tem efeito contra o coronavírus por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração.

 
 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...