Cidades

CAMPO GRANDE

Companhia aérea é autuada pelo Procon por descumprir normas da Anac

Azul cancelou voos e não providenciou medidas aos passageiros

RAFAEL RIBEIRO

03/07/2019 - 10h46
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Acionada por passageiros que se sentiram prejudicados pela falta de atitude da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) realizou diligência no Aeroporto Internacional de Campo Grande na manhã de terça-feira (2), onde constatou várias irregularidades em prejuízo dos consumidores e autuou a companhia aérea.

O problema que motivou a fiscalização do Procon Estadual se originou com o cancelamento de dois voos partindo de Campo Grande, um deles previsto para a 01h00 e o outro para as 02h30, não tendo a companhia aérea se disposto a fornecer opções de realocação rápida e nem mesmo alimentação e hospedagem, de acordo com o que determina a resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), gerando aos consumidores despesas extras, uma vez que tiveram de procurar soluções por iniciativa própria.

Ficou constatado que passageiros esperaram na fila por aproximadamente seis horas, a maior parte do tempo em pé, tendo um dos gerentes da empresa alegado que as pessoas não se deslocariam do local, por isso a dificuldade de oferecer pelo menos alimentação. Em conversa com a fiscalização ele alegou, ainda, ter havido mudanças nas normas da Anac, mas que, mesmo assim, faria a “gentileza” de oferecer alimentação aos passageiros, enquanto se analisava a possibilidade de realocação.

A presença da equipe de fiscalização chamou a atenção das pessoas que passaram a reclamar e relatar a situação vivida, entre elas crianças, que afirmaram estar com fome e sem assistência da companhia aérea. Passageiros se demonstravam inconformados por perderem compromissos assumidos anteriormente. Outros alegavam que perderiam conexões, inclusive para voos internacionais.

Consumidores relataram também que com o cancelamento dos voos, deixaram de participar de congressos e por isso terão prejuízos com hospedagens já pagas em hotéis da cidade de destino, transfer e passeios agendados. Pela falta de informação, alguns passageiros decidiram adquirir passagens em outras companhias aéreas, arcando assim com prejuízo ainda maior.

Em se falando de “solução”, uma das alternativas oferecidas pela Azul foi a mudança na data da viagem para dois dias, aceita por um dos passageiros diante da argumentação do agente da empresa de que seria o melhor caminho para não ter de permanecer um dia inteiro em viagem sem qualquer assistência com hospedagem ou alimentação.

Vale ressaltar que qualquer tentativa de amenizar os problemas causados aos consumidores só foi tomada após a presença e intervenção da equipe de fiscalização. Novamente ficou demonstrada a importância de denúncias pelos consumidores para que o órgão estadual de defesa possa agir, afirmou Marcelo Salomão, superintendente do Procon/MS, órgão vinculado a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

A companhia aérea foi autuada e tem prazo para apresentar defesa.

TRANSTORNO

Voo de Londres da British Airways chega ao Brasil sem bagagens

Companhia disse que várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow

12/01/2025 20h00

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Um avião da British Airways vindo de Londres, na Inglaterra, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no sábado, 11, com os passageiros, mas sem as suas respectivas malas. Nas redes sociais, muitos reclamaram da falta de organização da empresa.

"Vocês só tem dois trabalhos - embarcar os passageiros e as malas, e conseguiram falhar com todas as malas do voo", consta em uma das publicações.

De acordo com a British Airways, várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes", disse a empresa em comunicado enviado na manhã deste domingo, 12. "Suas bagagens chegaram no voo seguinte, esta manhã", informou a companhia.

Coxim

Em 48 horas, dois homens morrem em acidentes envolvendo trator

Os dois casos foram registrados em Coxim; vítimas tinham 54 e 62 anos

12/01/2025 18h05

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12) Reprodução: Coxim Agora

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Na última sexta-feira (10), Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, morreu atropelado pelo trator que operava em uma fazenda. Na manhã deste domingo (12), Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu "esmagado" pelo trator que ele conduzia

Os dois casos foram registrados no município de Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, e com menos de 48 horas entre um e outro. Ambos os acidentes estão sendo investigados pela polícia.

Primeiro caso

O primeiro acidente, que vitimou Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, aconteceu enquanto ele trabalhava em uma fazenda. Ele teria caído do trator, que passou por cima de seu corpo.

Conforme noticiou o portal "Coxim Agora", ao registrar o Boletim de Ocorrência, o filho da vítima relatou que o terreno íngreme do local pode ter causado o acidente, já que o homem já havia conversado com a família sobre a dificuldade encontrada nesse tipo de terreno durante o trabalho.

Ainda na delegacia, ele afirmou estar em contato com o proprietário da fazenda, que contratava os serviços de Cícero, para entender as circunstâncias do acidente.

Segundo caso

Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu na manhã deste domingo (12) após o trator conduzido por ele cair de um barranco na Estrada Transpantaneira, em Coxim.

O idoso teria perdido o controle do equipamento, que tombou na lama e ficou com as rodas para cima, o esmagando. Para fazer o resgate do corpo, os bombeiros precisaram utilizar um outro trator para remover o que estava "atolado".

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)Reprodução: Coxim Agora

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