Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

REVITALIZAÇÃO

Obras no Parque das Nações devem ser entregues em 30 dias

Gabião, pontes e deck passam por reformas
28/07/2020 10:14 - Gabrielle Tavares


As obras de recuperação do gabião (estrutura de tela e pedras), e reforma no deck do lago do Parque das Nações Indígenas devem ser concluídas em 30 dias, de acordo com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

O gabião que está passando por obras sustenta parte da barragem do lago principal do parque.

De acordo com o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro),Jaime Verruck, o nível de água no lago só deve voltar à normalidade conforme o andamento das obras

“A recomposição da estrutura do gabião na barragem do lago principal tem por objetivo de estabilizar a estrutura e impedir a continuidade do desprendimento das pedras”, afirmou Verruck.  

Duas pontes também passam por reformas e a previsão é a recomposição das estruturas de contenção das cabeceiras, conforme projeto original, incluindo o aterro de proteção dos blocos de fundação, a execução de uma estrutura em gabião para conter o solo que recobre os elementos de fundação e, por fim, o aterro sobre os elementos de fundação.

Também está em fase final as obras de reconstrução da passarela que permitirá a contemplação do monumento do Cavaleiro Guaicuru, no lago principal. A antiga estrutura de madeira foi retirada e uma totalmente nova está sendo erguida, com 14 metros de extensão desde a margem do lago.

Quando o deck se aproximar da ilha em que está o Cavaleiro Guaicuru, vai se abrir em Y com 5 metros de extensão para cada lado, permitindo que as pessoas tenham ampla visão do monumento.

As informações foram apresentadas em vistoria das obras na segunda-feira (27).

Obras nas nascentes

Haverá uma intervenção na cabeceira da microbacia do córrego Prosa, nas nascentes Joaquim Português e Desbarrancado e preparada a etapa de desassoreamento do lago principal, realizada junto com a prefeitura de Campo Grande.

O secretário Jaime Verruck informou ainda que foi autorizado na última semana a abertura de processo licitatório, pela Agesul, para a realização das obras de drenagem na Avenida do Poeta com a Joaquim Português, bem como a recomposição do córrego Joaquim Português, que tem a nascente dentro do Parque das Nações Indígenas.  

“Essa é uma das obras de responsabilidade do Governo do Estado que anunciamos no ano passado e que segue conforme o cronograma”, finalizou o secretário.

 
 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.