Cidades
COINCIDÊNCIA

Provas de concursos jurídicos na mesma data geram reclamações de candidatos

As provas para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Tribunal de Contas de MS serão no dia 21 de agosto

Ana Clara Santos

04/07/2022 16:19

 

A coincidência nas datas de realização das provas do concurso público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) está gerando reclamações dos candidatos que pretendiam concorrer a cargos nos dois órgãos. 

Ao Correio do Estado, um candidato que preferiu não se identificar, explicou que a prova do TRF3 estava marcada, inicialmente, para o dia 20 de março, mas foi remarcada para o dia 21 de agosto, conforme edital do dia 27 de junho. 

A prova para o cargo de procurador do TCE -MS será no mesmo dia, mas havia sido marcada antes da mudança da data do TRF3, impossibilitando que candidatos se inscrevam nas duas provas. 

Os horários também coincidem: o certame do TRF3 será realizado na parte da manhã, mas o do TCE-MS será no período matutino e, também, à tarde. 

O candidato ainda ressalta que não apenas ele, mas outras pessoas pretendiam concorrer nos dois certames, mas, desistir do cargo de juiz federal do TFR3 seria o mesmo que jogar dinheiro fora, já que sua inscrição está feita há algum tempo e custou R$ 350,00. 

“Muitos candidatos aqui do Estado do MS não poderão fazer a prova do TCE/MS caso seja mantida a mesma data.” declara o concurseiro. 

Em comunicado oficial, o TRF3, declarou que lamenta o conflito de datas, entretanto, a única prioridade é fazer com que a data não coincida com as provas do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, já que equivalem quanto ao cargo e conteúdo cobrado no processo seletivo. 

O órgão ainda argumenta que o calendário do concurso é complexo e precisa respeitar prazos para trâmites como impugnação, recursos, sessões públicas e correção das provas, sendo que a data da prova foi definida para agilizar a aplicação da prova escrita.

Por fim, o TRF3 manteve a data da prova, mesmo recebendo e-mails de vários candidatos relatando a coincidência da data com outros concursos como o do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).