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Confira a previsão de voos internacionais que serão liberados no Brasil

Por conta da pandemia, muitos países ainda estão com voos suspensos para o Brasil

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A Air Canada atualizou a previsão de retomada das operações para o Brasil: os voos entre São Paulo e Toronto estão previstos a partir de 1º de setembro, com três frequências na semana. Nesta quarta-feira, a United também retomou seus voos entre São Paulo e Newark e também devem voltar as operações da American entre a capital paulista e Miami.

A retomada dos voos internacionais saindo de cidades brasileiras está sendo gradativa. Veja a seguir as previsões das companhias para o Brasil, no entanto, as datas são sempre previsões e podem ser alteradas, sobretudo enquanto a pandemia de Covid-19 ainda estiver em curva crescente no país.

Confira a previsão de retomada de operações das companhias para o Brasil:

AEROLINEAS ARGENTINAS

Os voos da Aerolineas Argentinas entre São Paulo e Rio de Janeiro e Buenos Aires a devem ser retomados em 1º de setembro. Os voos entre Buenos Aires e Florianópolis, Salvador e Porto Seguro retornam somente em janeiro de 2021. O retorno dos voos entre Buenos Aires e Porto Alegre e Curitiba não tem data prevista.

AEROMÉXICO

Os voos da Cidade do México para São Paulo foram retomados em 11 de julho. A partir de 17 de agosto os voos terão frequência de cinco vezes na semana.

AIR CANADA

A Air Canada pretende retomar as operações para o Brasil em 1° de setembro, com voos entre São Paulo e Toronto com frequência de três vezes por semana.

AIR CHINA

A Air China ainda não tem previsão de retomar os voos para o Brasil.

AIR EUROPA

Em agosto a Air Europa terá seis voos entre São Paulo e Madri, partindo nos dias 1°, 4, 9, 15, 22 e 29 de agosto. As operações para Fortaleza devem ser retomadas em setembro, e em Salvador e Recife, em novembro.

AIR FRANCE-KLM

A Air France segue operando voos entre Paris e São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos da capital francesa para Fortaleza devem ser retomados em 14 de outubro. A KLM continua operando voos entre Amsterdã e São Paulo e Rio de Janeiro, e os voos para Fortaleza devem ser retomados em 26 de outubro.

ALITALIA

A Alitalia adiou o retorno previsto para os voos entre Roma e São Paulo para outubro.

AMERICAN AIRLINES

A American antecipou a volta dos voos entre São Paulo e Miami para 7 de agosto. Já os voos entre Miami e Rio de Janeiro e Nova York e Dallas e São Paulo seguem com a previsão de serem retomados somente em dezembro. Os voos sazonais entre o Rio de Janeiro e Nova York devem ser operados em 2021. A companhia anunciou o cancelamento das rotas Los Angeles-São Paulo e Miami-Brasília.

AVIANCA

A Avianca retomará os voos entre São Paulo e Bogotá a partir de 1º de setembro.

AZUL

A Azul está operando dois voos semanais de Campinas para Lisboa e Fort Lauderdale (Miami).

BRITISH AIRWAYS

Depois de adiar o retorno algumas vezes, a British Airways retomou as operações entre Londres e São Paulo em 1º de agosto. Os voos entre Londres e o Rio de Janeiro estão previstos para 1º de setembro.

CABO VERDE

A Cabo Verde Airlines tem planos de voltar a voar para o Brasil a partir de 1º de setembro com voos para o Recife e Fortaleza.

COPA AIRLINES

Com o decreto do governo do Panamá que permite voos com com conexões na Cidade do Panamá e a retomada das operações internacionais, a Copa Airlines está incialmente programando voos para nos dias 14 e 15, 21 e 22, e 28 e 29 de agosto, para Miami, Nova York, Cidade do México, Santo Domingo, Quito, Guayaquil, São Paulo e Santiago, além de conexões entre estes destinos. A companhia prevê operações regulares em setembro.

DELTA

Os voos de São Paulo para Atlanta foram retomados em 4 de agosto. As operações entre São Paulo e Nova York estão previstas para 23 de setembro e entre o Rio de Janeiro e Atlanta para 20 de dezembro.

EDELWEISS

A rota entre Rio de Janeiro e Zurique operada pela Edelweiss deve ser retomada em 2 de outubro com duas frequências semanais.

EMIRATES

Os voos da companhia de Dubai para São Paulo foram retomados em 2 de agosto. Já a rota para o Rio de Janeiro foi encerrada.

ETHIOPIAN 

A Ethiopian está operando voos entre São Paulo e Addis Abeba.

FLYBONDI

Por determinação do governo argentino, a low cost somente poderá retomar suas atividades a partir de setembro. No entanto, ainda não há data prevista.

GOL

A Gol planejava retomar seus voos internacionais a partir de setembro, mas adiou os planos para outubro, mês em que devem voltar a ser operados os voos entre São Paulo e Buenos Aires e Montevidéu. Em novembro devem ser retomados os voos para Assunção, Lima, Santiago e Santa Cruz e, em dezembro, os voos para América do Norte e Caribe.

IBERIA

Os voos entre Madri e São Paulo devem ser retomados em 3 de setembro, com quatro frequências semanais. Os voos para o Rio de Janeiro ainda não têm data prevista.

JETSMART

A companhia provavelmente retomará os voos para o Brasil em outubro, mas sem data prevista.

LATAM

Em junho a companhia retomou seus voos de São Paulo para Frankfurt, Londres, Madri, Miami e Santiago. Em agosto está prevista a retomada dos voos para as Ilhas Falkland/Malvinas, Lima, Lisboa e Montevidéu.

LUFTHANSA

A Lufthansa seguiu operando voos entre Frankfurt e São Paulo sem interrupções. Atualmente a companhia opera a rota com cinco frequências semanais. Os voos entre São Paulo e Munique e do Rio de Janeiro para Frankfurt não têm previsão de volta.

NORWEGIAN AIR

A low cost Norwegian Air, que opera voos entre o Rio de Janeiro e Londres, suspendeu todos os seus voos de longa distância pelo menos até abril de 2021.

PARANAIR

Os voos entre Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis (sazonais) e Assunção, capital do Paraguai, ainda não têm data prevista para serem retomados.

QATAR AIRWAYS

A Qatar segue operando voos de Doha para São Paulo com o novo A350. Os voos entre São Paulo e Buenos Aires ainda não tem previsão de retorno.

ROYAL AIR MAROC

A companhia marroquina adiou a retomada dos voos internacionais para 10 de agosto.

SKY

A low cost chilena SKY adiou o retorno das operações entre Santiago e São Paulo e Rio de Janeiro para 28 de setembro.

SWISS

A Swiss voltou a operar voos entre Zurique e São Paulo no início de julho. Já a rota entre Rio de Janeiro e Zurique, operada pela Edelweiss, deve ser retomada em 2 de outubro com duas frequências semanais.

TAAG

Os voos entre São Paulo e Luanda voltaram em 1º de agosto.

TAP

A TAP já está operando voos entre Lisboa e São Paulo e Rio de Janeiro, com frequência reduzida. Em julho foram retomados os voos para Recife e Fortaleza. Em agosto voltam os voos para Belo Horizonte. Ainda não tem data prevista para a retomada de operações para as demais cidades brasileiras.

TURKISH

A companhia turca deve retomar os voos entre São Paulo e Istambul em 2 de setembro. Os voos entre São Paulo e Buenos Aires devem ser retomados em outubro.

UNITED

A United manteve os voos entre São Paulo e Houston. A retomada das operações entre Houston e Rio de Janeiro estão previstas para 1º de outubro. Os voos entre São Paulo e Nova York foram retomados 5 de agosto. Em 24 de outubro devem ser retomados os voos entre São Paulo e Chicago e São Paulo e Washington.

*Com informações do site Melhores Destinos. 

Cidades

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

Mais da metade das crianças no Brasil estão em famílias de baixa renda

23/04/2024 21h00

Arquivo/Agência Brasil

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O país tem 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos de idade, segundo dados do Censo 2022. Cerca de 670 mil (6,7%) estão em situação de extrema pobreza (renda mensal familiar per capita de até R$ 218).

Esse número, no entanto, poderia ser muito pior (8,1 milhões ou 81%) sem o auxílio de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Essa é a conclusão de um estudo feito pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).

Perfil Síntese da Primeira Infância e Famílias no Cadastro Único leva em consideração dados de outubro de 2023 do CadÚnico, sistema que reúne informações das famílias de baixa renda no país (renda mensal per capita de até R$ 660). Na primeira infância, de 0 a 6 anos, são 10 milhões de crianças (55,4%) classificadas nessa categoria.

“Esse estudo demonstra o potencial do Cadastro Único para a identificação de vulnerabilidades na primeira infância, a relevância de seu uso para a elaboração de iniciativas para esse público e a importância do Bolsa Família no combate à pobreza”, diz Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.

O estudo traz outros recortes, como o fato de que 43% dos responsáveis por famílias com crianças de 0 a 6 anos não têm nenhuma fonte de renda fixa. Para 83% deles, a principal fonte de renda é o Bolsa Família.

Cerca de três a cada quatro famílias com crianças na primeira infância são chefiadas por mães solo. A maioria delas é parda e tem idade entre 25 e 34 anos.

Em relação ao perfil das crianças, 133,7 mil (11,1%) são indígenas; 81,3 mil (6,7%) são quilombolas, e 2,8 mil (0,2%) estão em situação de rua.

“Ao lado de outras políticas públicas, o Bolsa Família tem um enorme potencial de equacionar as desigualdades do país. A criação do Benefício Primeira Infância é o primeiro passo para chamar a atenção de gestores, gestoras e população em geral para a importância dessa fase na vida”, diz Eliane Aquino, secretária Nacional de Renda de Cidadania (Senarc).

Diferenças regionais

Ao considerar as regiões do país, o levantamento aponta a existência de desigualdades. Segundo o Censo, o Nordeste tem 5,1 milhões de crianças na primeira infância: 3,7 milhões (72%) estão registradas do CadÚnico. No Norte, há 1,9 milhão de crianças na primeira infância: 1,4 milhão (73%) registradas no CadÚnico.

Por outro lado, na Região Sudeste, quase metade do total de crianças entre 0 e 6 anos, estão registradas no programa. São 6,8 milhões de crianças na região, das quais 3,1 milhões estão no CadÚnico.

“A disparidade socioeconômica entre crianças na primeira infância exige ações imediatas e uma política nacional integrada que aborde as necessidades específicas das famílias mais vulnerabilizadas. O Cadastro Único é um importante instrumento para nortear uma política que sirva como alavanca para equidade”, diz Mariana Luz, diretora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Perfil dos municípios

O estudo faz um recorte municipal, a partir de uma classificação em três grupos. O primeiro inclui cidades onde há mais crianças migrantes, em situação de rua e em domicílio improvisado coletivo. O segundo, onde há maior precariedade habitacional, é primeira infância na área rural e de populações tradicionais e específicas. O terceiro, crianças em situação de trabalho infantil, fora da pré-escola e em precariedade habitacional.

Os dados mostram que 71% dos municípios da região Norte não tem saneamento adequado. No Sudeste, o índice é de 20%. No Nordeste, 9% dos municípios não têm energia elétrica.

Os dados fazem parte da série Caderno de Estudos, do MDS, que desde 2005 busca construir conhecimento científico e gestão de políticas públicas. Na nova edição, o caderno apresenta uma série de publicações voltadas para a primeira infância, como pesquisas sobre o impacto do programa de Cisternas na saúde infantil e os desafios enfrentados por mães no mercado no trabalho após terem o primeiro filho.

Cotidiano

Administradora de três aeroportos em MS inicia programa para impulsionar fluxo de passageiros

A operadora aeroportuária Aena administra os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã

23/04/2024 18h30

Foto/Arquivo

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A operadora aeroportuária Aena, que administra três aeroportos de Mato Grosso do Sul, lançou um programa de incentivo ao desenvolvimento da aviação brasileira. Para isso, deve recompensar as companhias aéreas de acordo com o aumento na quantidade de passageiros no período de 1º de abril a 30 de outubro.

De acordo com a Aena, o objetivo do programa é contemplar os aeroportos dos estados de  Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Em caso de voos domésticos, o programa prevê o reembolso de 100% das tarifas de passageiros em cada rota operada pelas companhias aéreas em 16 aeroportos sob sua gestão.

Nos casos de voos internacionais, o programa de incentivo é válido para os seis aeroportos sob administração da Aena no Nordeste. Nesse caso, a base de comparação será o mês de março de 2024. Para novas rotas internacionais, o incentivo permanece até 31 de março de 2025.

Em Mato Grosso do Sul, a Aena administra os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.

De acordo com Aena,o objetivo da campanha é oferecer um cenário positivo para que as companhias aéreas possam elevar suas participações nos aeroportos da administradora.

"Como maior operadora aeroportuária do país, trabalhamos para incentivar a aviação brasileira, reduzindo custos das companhias aéreas e melhorando as opções dos passageiros", afirma Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil.

As companhias que aderirem ao programa de incentivo ainda podem contar com o apoio da Aena para a promoção das ligações. A concessionária irá disponibilizar a divulgação de novos voos e rotas nos painéis publicitários localizados dentro dos aeroportos, banners promocionais no site da Aena, além de campanhas em suas redes sociais.

 

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