A Capital vai sediar nos dias 8 e 9 deste mês a 27ª edição do Congresso Nacional dos Advogados trabalhistas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. O evento que acontece anualmente irá receber mais de mil advogados da área trabalhista de todo o País para debater temas ligados a causas trabalhistas de interesse da sociedade.
São dois dias de programação com palestras, conferências e paineis especiais que vão por em pauta a advocacia trabalhista e a OAB, o impacto do novo Código de Processo Civil no Direito Trabalhista, a transformação da advocacia e discutir a relação do STF e do Direito do Trabalho
O presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso do Sul, Rafael Coimbra Jacon, informou que serão 28 palestrantes e várias oficinas. “Dentre os preletores temos três Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, ainda alguns dos maiores doutrinadores na área trabalhista, traremos também coaching para advogado, e pensado no mundo acadêmico iremos mostrar como funciona uma audiência trabalhista, tendo em vista que esse evento esperado anualmente pelo mundo jurídico trabalhista do país inteiro, hoje ficamos sabendo que o estado do Ceará está vindo com caravana de 60 advogados. Então todos os estados acompanham o evento e fazem questão de participar, contamos hoje com mais de 400 inscritos de fora do estado, e para que os advogados do interior possam estar aqui nesses dias conseguimos junto ao TRT, a suspensão de todos os prazos e audiências do Tribunal Regional do Trabalho de todos os estados”.
Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT) - organizadora do evento -, Sílvia Burmeister explica que a escolha por Campo Grande veio da própria classe de advogados que votou na capital sul-mato-grossense. "E aqui estamos trazendo nomes de grandes doutrinadores para discutir o Direito do Trabalho no dia a dia", destaca Silvia.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta-feira, as atividades iniciam às 8h30, com a presença dos ministros do TST, Luiz Philippe Vieira de Mello, falando sobre o STF e o Direito do Trabalho e Delaide Miranda, com a conferência "Lugar de mulher é onde ela quiser", na qual a ministra descreve a própria trajetória de empregada doméstica ao Tribunal.
DIA 09 de outubro de 2015 – Sexta-feira
8h30 – Sessão Especial de Cinema Comentado – TERCEIRIZADO: UM TRABALHADOR BRASILEIRO. Documentário do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital, da Faculdade de Direito da USP com o juiz e professor Jorge Luiz Souto Maior.
1º Painel – 14h - A EXECUÇÃO TRABALHISTA, A NECESSÁRIA EFETIVIDADE E O NOVO CPC.
- Marcos Neves Fava - Desembargador do Trabalho TRT 2a Região.
- Allan Helber - advogado e professor
- Lidiane Vilhagra - advogada e professora
2º Painel – 16h30 - O STF E O DIREITO DO TRABALHO
- Luiz Philippe Vieira de Mello - Ministro do TST
- Nilton Correia- advogado, ex-presidente da ABRAT
- Daniela Muradas - advogada e professora
- Valdete Severo – juíza do trabalho do TRT 4ª Região e professora
Entrega do prêmio JOSÉ MARTINS CATHARINO
18h – Conferência de Encerramento – Ministra do TST – Delaídes Miranda Arantes - "Lugar de Mulher é onde ela quiser".