Em busca de conscientizar a população sobre o abandono animal e suas consequências, começa neste domingo (30) a 2ª edição da Cãominhada em Campo Grande. A ação faz parte do Dezembro Verde, mês de reflexão sobre os cuidados com cães e gatos em âmbito familiar. A largada está programada para as 8h, em frente ao Corpo de Bombeiros do Parque dos Poderes. Os participantes, junto com seus pets, precisam levar 1kg de ração para ajudar as ONGs de Mato Grosso do Sul.
Caso queira participar, os organizadores da Cãominhada alertam para que os donos de pets não se esqueçam da sacolinha para recolher as fezes do animal e de água para hidratar seus pets durante a caminhada.
De acordo com informações de Bruno Nóbrega, ativista da causa e responsável pela ação, a Cãominhada contará com atrações musicais, sorteios de brindes e concurso para a melhor fantasia.
Os melhores cães que comparecerem ao evento fantasiados irão concorrer a brindes como petiscos, vale-banho e ração.
A ação conta com o apoio da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), PMA (Polícia Militar Ambiental) e de todas as ONGs de Mato Grosso do Sul.
Maus tratos é crime
Conforme a lei federal, maus-tratos aos animais são crime, de acordo com a nova Lei Federal nº 16.06/20, que altera a antiga Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena para crimes de maus-tratos aos animais para até cinco anos de detenção.