Cidades

PANDEMIA

A+ A-

Consórcio Guaicurus pede socorro financeiro para não paralisar atividades

Concessionário de transporte coletivo fala em colapso e diz que pandemia derrubou volume de passageiros em 80%

Continue lendo...

As medidas de isolamento social e de restrição da circulação em Campo Grande derrubou a receita do Consórcio Guaicurus e levou o concessionário do transporte coletivo de Campo Grande ir à Justiça para forçar o município a elaborar e colocar em prática um plano de auxílio emergencial e financeiro para que o serviço não seja paralisado. O consórcio, que reúne as empresas Jaguar, Cidade Morena, São Francisco e Campo Grande, alega ter perdido uma média de 80 mil passageiros por dia desde que as medidas restritivas da pandemia do coronavírus tiveram início.

O consórcio, no mandado de segurança ajuizado na noite de terça-feira (28) alega que tem compromissos de aproximadamente R$ 15 milhões a pagar, e que a redução de passageiros não gerou receita suficiente para tanto. O juiz Ricardo Galbiati, preferiu não apreciar o pedido de liminar no momento, e só deve tomar uma decisão, quando tiver mais informações.

“Antes da calamidade, a média diária de passageiros pagantes era de 113.482; depois da calamidade ela foi reduzida em 67% (queda diária de quase 80 mil passageiros)”, alegou o Consórcio Guaicurus, em ação ajuizada pelo advogado André Borges. Na mesma petição, o advogado fala em colapso no sistema de transporte.

Borges lembra que quando o consórcio assumiu a concessão em 2012, assumiu a prestação do serviço público por sua conta e risco, mas ressalva que neste ônus não se incluíam os motivos de força maior.

O concessionário do transporte apresentou, na semana passada, pedido para elaboração de um plano de emergência às agências fiscalizadoras do município (Agetran, de Trânsito, e Agereg, de Regulação), porém, nada foi feito. O Consórcio Guaicurus também alega ter plena ciência das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município nesta pandemia.

Desde início da pandemia (o serviço de transporte ficou paralisado entre os dias 14 e 24 de março, e trabalhou com redução de linhas e ônibus até o início de abril), a maior parte dos 1.363 funcionários das quatro empresas que integram o Consórcio Guaicurus tiveram seus contratos de trabalho suspensos.

O mandado de segurança foi distribuído para a 2ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos. 

Também na terça-feira (28), o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, anunciou que tornará obrigatório o uso de máscaras nos ônibus, condição para voltar a permitir que passageiros circulem em pé.

PONTO FACULTATIVO

Servidores públicos terão feriadão de quatro dias na semana do Corpus Christi

Em decreto da Prefeitura de Campo Grande, foi definido ponto facultativo no dia 31 de maio nos departamentos públicos

16/04/2024 11h30

Corpus Christi será celebrado no dia 30 de maio, quinta-feira Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Prefeitura de Campo Grande decretou o dia 31 de maio (sexta-feira) como ponto facultativo, segundo decreto publicado no Diário Oficial de Campo Grande na manhã desta terça-feira (16).

O dia anterior, 30 de maio, é feriado nacional de Corpus Christi.

Seguindo o mesmo do ano passado, os servidores públicos municipais também terão quatro dias de folga.

Em 2023, Corpus Christi foi celebrado no dia 8 de junho, do qual o dia seguinte também foi definido como ponto facultativo.

Porém, para serviços essenciais para a população, como Centros Regionais de Saúde 24h (CRSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de limpeza e coleta de lixo domiciliar, continuarão com seus expedientes normais. 

FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS

Em 2024, o servidor público do governo de Mato Grosso do Sul terá 11 feriados e nove pontos facultativos. Dos 11 feriados, quatro cairão em fins de semana e sete em dias de semana.

Serviços públicos considerados essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente e devem ser divididos por meio de escala ou plantão. 

O ponto facultativo cabe para funcionários públicos de serviços não essenciais e para empresas que decidem se o trabalho é opcional ou não.

PRÓXIMOS FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS:

  • 21 de abril Tiradentes - Domingo
  • 1º de maio Dia do Trabalhador - Quarta-feira
  • 30 de maio - Corpus Christi - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • 13 de junho - dia de Santo Antônio - quinta-feira - 4 dias de folga: pode emendar com sexta-feira, sábado e domingo
  • 26 de agosto - aniversário de Campo Grande - segunda-feira - 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • 7 de setembro Independência do Brasil - Sábado
  • 11 e 12 de outubro - Divisão do Estado e Nossa Senhora Aparecida - sexta-feira e sábado 3 dias de folga: pode emendar com o domingo
  • 2 de novembro Finados - Sábado
  • 15 de novembro - Proclamação da República - sexta-feira 3 dias de folga: pode emendar com sábado e domingo
  • 25 de dezembro Natal - Quarta-feira

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

aplicativo

WhatsApp lança filtro para facilitar buscas por mensagens

O recurso estará disponível para todos nos próximos dias, segundo a empresa

16/04/2024 10h30

Continue Lendo...

A partir desta terça-feira (16), parte dos usuários passa a poder usar filtros para buscar mensagens no WhatsApp, de acordo com anúncio da Meta, holding dona do aplicativo.

O recurso estará disponível para todos nos próximos dias, segundo a empresa.

Três opções de filtro agora ficam na parte superior da lista de conversas: todas as mensagens, não lidas e grupos. Basta ao usuário escolher a opção que julgar mais adequada.

A opção de grupos mostrará também comunidades.

Não lidas facilitará encontrar mensagens ainda não abertas.

A visualização "todas" mostra a lista completa de mensagens, a que os usuários já estão acostumados.

Em outros aplicativos, como Discord e Twitter, há opções mais detalhadas de filtro, como autoria de mensagem, grupo ou data de envio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).