Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EVITAR FRAUDES

Consulta de pré-pagos por CPF estará disponível a partir desta quarta em MS

Clientes poderão cancelar linhas cadastradas sem seu conhecimento
14/01/2020 16:31 - GLAUCEA VACCARI


 

Começa nesta quarta-feira (15) o serviço onde clientes de telefonia móvel em Mato Grosso do Sul poderão consultar a existência de celulares pré-pagos cadastrados em seu CPF. Projeto Cadastro Pré-Pago foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e já está em vigor na Região Norte do País desde o dia 6 de janeiro. 

Conforme a Anatel, a medida vai possibilitar que o consumidor verifique se há alguma linha vinculada as prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, estranha ao seu conhecimento e, sendo o caso, possa solicitar o seu cancelamento. 

O pedido de cancelamento do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana.

Além de Mato Grosso do Sul, ferramenta também estará disponível a partir de amanhã nos municípios das regiões Centro-Oeste e Norte. Regiões sul e sudeste do País serão incluídas no dia 22 de janeiro. 

Projeto Cadastro Pré-Pago. 

A iniciativa da Anatel busca garantir que a base cadastral da telefonia móvel esteja correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores.

Além da disponibilização do Portal de Consulta de Linhas por CPF, estão previstas medidas adicionais para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, como a adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais, entre outras ações.

Caso o consumidor queira tirar dúvidas sobre o assunto ou solicitar atualização de seus dados cadastrais, basta entrar em contato com a sua prestadora.

Felpuda


Sem conseguir controlar a verborragia, figurinha estreante no mundo político-partidário, e que se acha “o último biscoito do pacote”, acabou batendo de frente com titãs da política. Primeiro perdeu os anéis e, agora, os dedos correm sérios riscos. Anda “ameaçando” deixar o lugar onde se encontra, só que por lá vem ouvindo frases como “se é por falta de adeus...”, “os incomodados que se mudem” e “não fará nenhuma falta”.

Como se vê...