Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FÉ E CAUTELA

Coronavírus altera missas pelo País, abraços estão suspensos

Igrejas de cidades com a suspeita de coronavírus estão emitindo comunicados para “limitar” o contato entre os fiéis e o clero
28/02/2020 07:35 - Dênis Matos


Em arquidioceses de cidades onde há suspeita de contaminação pelo vírus, como Belo Horizonte (MG), Olinda e Recife (PE), Ribeirão Preto (SP) e Juiz de Fora (MG), foram emitidos aviso para suspender o “abraço da paz”, aquele onde toda a igreja se abraça com os cumprimentos de “Paz de Cristo” e também não rezar o Pai Nosso de mãos dadas. Além disto, a entrega da hóstia deve ser “distribuída aos fiéis somente sob a espécie de pão e na mão”, evitando colocar próximo à boca.

Em Campo Grande, a Arquidiocese informou que não fará comunicado sobre este tema. O Estado tem cinco casos suspeitos, sendo quatro em Campo Grande e um em Ponta Porã, onde um jovem que esteve na Ásia está isolado aguardando resultado de exames.  

De acordo com o padre Otair Nicoletti, vigário geral da Diocese de Dourados, onde estão incluídas as igrejas da região de fronteira, a Diocese pode recomendar ações para evitar o contato durante a santa missa, caso a Diocese assim definir.  

“Como tivemos a suspeita do caso e precisamos tomar as devidas precauções, acreditamos que também iremos seguir (a suspensão do abraço e outras medidas)”, explicou.

No Vaticano, que fica no meio de Roma, na Itália, onde o coronavírus está se espalhando de maneira ainda mais rápida que na China, o papa Francisco cancelou missa na quinta-feira (27), alegando “indisposição”.

Na quarta-feira, um dia normalmente agitado, o Papa apareceu com tosse, na audiência geral organizada ao ar livre na praça São Pedro. Ele apertou as mãos de dezenas de fiéis e manifestou seus pensamentos aos doentes com coronavírus em todo o mundo.

No ano passado, coincidentemente, o Papa havia determinando que o abraço da paz não fosse feito durante a missa, para evitar dispersão e distração durante e a eucaristia. Alguns padres o chamavam para ser feito ao final, na despedida.

A mudança marca o início da quaresma e do início da Campanha da Fraternidade.

A Arábia Saudita suspendeu nesta quinta-feira, 27, a entrada de estrangeiros no país para o turismo e para a peregrinação nas cidades sagradas de Meca e Medina. O número crescente de casos da Covid-19 fora da China aprofundou o temor de uma pandemia.

O único caso confirmado de coronavírus no Brasil, um senhor de 61 anos que mora em São Paulo, passou duas semanas na Itália.

 

Felpuda


Alguns pré-candidatos que estão de olho em uma cadeira de vereador vêm apostando apenas nas redes sociais, esperançosos na conquistados votos suficientes para se elegerem. A maioria pede apoio financeiro para continuar mantendo suas respectivas páginas, frisando que não aceita dinheiro público ou de político, fazendo com que alguns se lembrem daquela famosa marchinha de carnaval: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”. Como diria vovó: “Essa gente perdeu o rumo e o prumo”.