Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PANDEMIA

Coronavírus bate novo recorde em 24h e mais 234 casos são confirmados em MS

Covid-19 tem crescido exponencialmente e já atingiu quase 70% do Estado - dos 79 municípios, 55 já registraram pelo menos um caso
13/06/2020 11:41 - Nyelder Rodrigues


 

Mato Grosso do Sul registrou mais um recorde negativo quanto ao enfrentamento do novo coronavírus: de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em live realizada sempre pelas manhãs, o Estado teve mais 234 casos confirmados até às 19h de sexta-feira (12), o maior número em um período de 24h desde o início da pandemia.

Ao todo, já são 3.235 casos confirmados de covid-19, com 28 óbitos nesses três meses de combate à pandemia. De acordo com o chefe da secretaria, Geraldo Resende, os números em alta diária são fruto do baixo índice de isolamento social, acompanhado pelo Governo do Estado a partir do registro dos sinais de celulares.

"É uma curva muito ágil e crescente", frisa Christine Maymone, secretária adjunta da pasta e que participa da divulgação todos os dias ao lado de Geraldo. O aumento das últimas 24h registradas equivale a 7,8% do que já havia sido confirmado no Estado. Não houve nenhum registro de morte em Mato Grosso do Sul no período.

A divulgação de hoje indicou novos casos em 22 cidades, sendo 135 em Dourados e 40 em Campo Grande. Chapadão do Sul apareceu em segundo lugar, com 12 novos casos, seguido por Fátima do Sul (11), Rio Brilhante (6), Jardim (5) e São Gabriel do Oeste (4).

No momento, 917 casos seguem sob análise no Lacen (Laboratório Central) e 1.796 ainda estão com status em aberto, sem encerramento por parte dos municípios. Resende reforçou a importância de que tais casos sejam esclarecidos, já que representam 8,3% das notificações - em média, 72% delas são descartadas como covid-19.

Internações

Dos 1.506 casos ainda ativos em Mato Grosso do Sul, 70 deles necessitaram internação - ou seja, 1.436 pessoas estão mantidas apenas sob isolamento, em casa. Duas pessoas de outros estados não foram somadas a esse total, mas estão em leitos locais. Há ainda um sul-mato-grossense internado no Estado de São Paulo.

Assim, somam-se 72 internados às contas da SES, estando 42 estão em leitos clínicos e outras 31 em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) na rede pública e privada. A taxa atual de ocupação de leitos clínicos para covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) é de 7,2%, enquanto para UTIs é de 11,6%. Não existe ocupação de leitos pediátricos.

Campo Grande

Em Campo Grande, os novos 40 casos confirmados fizeram a cidade chegar aos 648 casos, com 30 internados por covid-19. Destes, 20 estão em leitos clínicos, os mais simples, sem necessidade de aparelhagem mais avançada, enquanto os outros 10 estão na UTI. A ocupação de leitos privados e públicos é igual, de 15 para cada um.

 

Felpuda


Candidato a prefeito de cidade do interior foi buscar “inspiração” para elaborar seu programa de governo.

Assim, não se fez de rogado em beber da fonte de prefeito que tenta a reeleição em município da Bahia.

O dito-cujo cá dessas bandas copiou as propostas e vinha as apresentando como sendo de sua autoria.

A população já descobriu o plágio e ainda aguarda uma explicação.

Se não houver, as urnas certamente a darão.