Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Sobe para 9 número de casos suspeitos de coronavírus em MS

Maioria dos pacientes passou pela Itália
28/02/2020 17:14 - Adriel Mattos


Subiu para nove o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Oito foram registrados em Campo Grande e um em Ponta Porã. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (28).

Sete pacientes passaram pela Itália, um pela Coreia do Sul e outro pela Tailândia, China e Alemanha. Outros quatro casos foram descartados.

Dos nove casos em investigação, quatro estão no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS) para a realização de exames preliminares para Influenza e mais oito tipos de vírus respiratórios. Cinco já passaram pelo exame de triagem do Lacen e foram enviados para Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios, incluindo o novo coronavírus.  

Em nota, a SES informou que a atualização do número de notificações será feita às segundas, quartas e sextas-feiras.

RECOMENDAÇÕES

Para evitar a proliferação do vírus, a secretaria recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!