Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

INFORME

Sobe para 19 número de casos de coronavírus em Campo Grande

Número é superior ao divulgado pelo Estado no sábado
22/03/2020 07:15 - Adriel Mattos


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande confirmou em um dia mais oito casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, aumentando para 19 o número de registros na Capital. Os dados constam em informe da pasta divulgado no sábado (21).

Esse número contraria o último boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, que apontou 14 casos em Campo Grande, um em Sidrolândia e um em Ponta Porã. Esse último paciente da cidade no sudoeste do Estado esteve na Itália antes de apresentar os sintomas.

Com isso, o número de pacientes com Covid-19 em Mato Grosso do Sul sobe para 21. Outros 28 casos aguardam resultado de exames.

De 26 de fevereiro até ontem, foram notificados 171 casos, 121 foram descartados e três foram excluídos da estatística por não apresentarem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nenhuma morte foi confirmada no Estado até agora.

BRASIL

Em todo o Brasil, foram confirmados 1.128 casos e 18 óbitos. Foram 15 no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro.  

O Ministério da Saúde deixou de divulgar o número de casos suspeitos após reconhecer na sexta-feira (20) transmissão comunitária, quando o contágio ocorre em território nacional. A pasta reconhece que não há a mesma incidência em todas as regiões.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, assegura que se a população se unir na adoção das medidas de prevenção e distanciamento social, será possível diminuir a velocidade de transmissão da doença no país. “Neste fim de semana vamos mostrar que cada um de nós pode fazer a sua parte. A velocidade do número de internações e óbitos está nas nossas mãos. Quando você adota as medidas recomendadas protege não apenas a si, mas também a seus familiares com mais idade, e o seu próximo. Esta é uma fase e esperamos atravessá-la em pouco tempo, com a ajuda de todos”, destacou.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.